Neste artigo discutimos que a chegada do Magazine Luiza gera investimentos e empregos no Rio de Janeiro, à expensa das restrições econômica.
O dia 06.07.2021 foi marcado pela saudação do governador do Rio, Sérgio Castro ao CEO do Magazine Luiza, senhor Frederico Trajano com a chegada da empresa ao Estado, o que alavanca o investimento e a geração imediata de cerca de 3 mil vagas de trabalho direto. E, na esteira deste investimento surgem as oportunidades de empreendimento baseado no e-commerce, área que a empresa tem investido de forma bastante acentuada, com exigências de habilidades e competências múltiplas para que as pessoas possam se beneficiar das oportunidades que surgirão.
OPORTUNIDADES DE EMPREGO DIRETO.
“O reflexo desse momento não deve se limitar a identificar as consequências da pandemia para a vida e os negócios, mas também de aproveitar as oportunidades que se desenham na recuperação da economia”.
As primeiras oportunidades que foram colocadas à disposição no mesmo mês foram para o cargo de Gestores de Negócios, com a função de representante de vendas e remuneração variando em torno de 4 a 5 mil reais. São contratações no regime de Pessoa Jurídica, como Parceiro Magalu incluindo ganhos e benefícios como comissão, acesso a treinamentos, capacitações e premiação como plano de carreira na empresa.
Como estamos na era do conhecimento e da informação, as habilidades e competências exigidas vão além da posse de um CNPJ e experiência em vendas. São exigidas capacidades de empreendedorismo para realizar os projetos e alcançar as metas da empresa.
Assim, podemos observar que as exigências para ocupação dos cargos vão além da capacidade de comunicação do candidato, técnicas de venda, assertividade. Inclui também, a utilização dos recursos da tecnologia e da comunicação e do marketing digital na composição da estrutura de trabalho.
Quais são as competências e habilidades exigidas?
- Experiência no segmento de Consórcio;
- Relacionamento interpessoal;
- Gostar de desafios;
- Capacidade de aprendizagem e facilidade de adaptação às mudanças e novas soluções/diretrizes;
- Capacidade para inovação e resolução de problemas;
- Foco em análise de dados e mercado.
- Conhecimento de canais B2B e B2C;
- Desenvolvimento de estratégias em produtos de consórcio;
- Formação superior em na área de negócios e formação complementar;
- Conhecimento em Sistema Newcon;
- Habilidade em Excel avançado e BI para criação de Dasboards;
- Visão estratégica de negócios;
- Domínio em cálculos e conhecimento de normas, leis e procedimentos de Consórcio.
Por outro lado, a expectativa de aumento da arrecadação de impostos é de grande importância para os cofres públicos que virão das vendas diretas nas lojas físicas e digitais, mediante os aplicativos incentivados pela empresa que busca cumpri sua responsabilidade econômica e social que é inerente a toda organização empresarial.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É fato que a economia mundial sofre de uma certa paralisia em função da pandemia do Covid 19 e busca impedi o recuo do setor o produtivo e das rendas com decisões de ajustes. Mas, é sabido que o potencial de crescimento após passar esse período é muito grande em todos os segmentos e aquele que se preparar irá tirar maior proveito. Até por que os grandes avanços da humanidade, da ciência, dos negócios surgem nas crises.
O investimento da empresa no Rio de Janeiro, como visto, mostra como a visão de negócios deverá ser estratégica e antecipar aos fatos para usufruir melhores os resultados.
É extensivo, também às pessoas físicas que deverão observar as oportunidades em potencial para melhor se adequar para tirar o proveito.
Então vamos em frente.
Luiz Carlos Freitas
É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.