O MARKETING DIGITAL NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA SUA MARCA

       Neste artigo desenvolvemos uma análise sobre a importância do marketing digital na construção da imagem da marca de seu negócio.

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      A base do marketing fundamentada nos 4Ps(produto, preço, promoção, ponto de venda) tem como objetivo criar as estratégias em que leva a marca ao conhecimento dos clientes e faz com que esses se dirijam até o ponto de vendas para adquirir os produtos ou serviço da empresa. O sucesso da empresa ou da marca definida dependeria desta estratégia de comunicação e o convencimento do cliente sobre o que fora ofertado no mercado.

        Atualmente, com advento do marketing digital e o mercado cada vez mais competitivo as empresas se viram em condições de ter que refazer sua estratégia de divulgação de sua marca e reorientar suas estratégias para fortalecer a marca e manter-se competitiva.

AFINAL, O QUE É UMA MARCA?

      Formada pela logomarca e pelo slogan, a marca deve traduzir a imagem que a empresa pretende passar ao mercado. Por isso deve ser organizada em seus detalhes para que traduza a essência da empresa.

     Normalmente, a marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, assim, na estrutura do marketing, a definição do posicionamento do negócio e suas vantagens sobre a concorrência são fatores determinantes para criar e fortalecer uma marca.
    A logomarca é constituída de um nome e um símbolo e pode ser o nome fantasia ou do proprietário. Esta definição é determinante para se definir a estratégia de divulgação da marca. As pesquisas de mercado e de público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e seja a tradução da imagem da empresa.

    O que difere na estratégia de marketing entre uma marca que tem o nome do proprietário do negócio e o nome fantasia é a necessidade de manter a imagem da pessoa nos materiais de divulgação e por outro lado, o nome fantasia precisa ser trabalhado para trabalhado para que a vinculação entre a marca e o produto/serviço oferecidos ganha a confiança dos clientes.

AS FERRAMENTAS DIGITAIS NA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA MARCA

“Não se esqueça: a imagem influencia a venda. Vende mais quem tem a melhor imagem, quem cuida constantemente da reputação de sua marca” relata Cauê Saraiva, diretor da WebSensus.

    Caberia neste momento uma pergunta: se o cenário mudou obrigando as empresas a se adaptarem, houve uma correspondente mudança dos consumidores na mesma proporção?

      Houve mudança no comportamento dos consumidores e um aumento na demanda por pesquisas na internet para escolha de seus produtos e serviços. Nos últimos anos houve um crescimento das compras realizadas pela internet pelos consumidores, mas, ainda há um certo cuidado dos consumidores que ainda são impactados em suas decisões de compras pelas estratégias de marketing e pela comunicação de massa, mas antes de irem até o ponto de venda e adquirir o produtos ou serviços, buscam  informações sobre suas características, bem como da marca na internet, com amigos, nos fóruns, nos sites de reclamações, vídeos, ou seja, eles buscam a “imagem digital” da marca. Somente após essas análises toma a decisão de fazer ou não o negócio.

     Após aquisição do produto ou serviço o cliente retorna ao ambiente digital para compartilhar sua experiência em suas redes de relacionamento, o que poderá ser positivo ou negativo para a empresa, dependendo do seu grau de satisfação ou insatisfação com a transação e retroalimenta o marketing digital.

     Portanto, sabe-se que é muito importante que diante desse cenário atual, as marcas agreguem mais valores adicionais aos produtos/serviços, tornando-os mais atraentes para os consumidores, e, um fator de grande importância é tornar a imagem da marca conhecida no meio digital sob o olhar dos consumidores para que possam obter com facilidade as informações pretendidas para atender às suas crescentes expectativas no processo de tomada de decisão.

COMO CONSTRUIR UMA MARCA FORTE COM O MARKETING DIGITAL?

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     No ambiente virtual, nem sempre é possível escolher estar ou não na internet ou nas redes sociais porque as pessoas interagem, compartilham informações de empresas, marcas, produto ou serviços e influenciam nos resultados dos negócios. Esta premissa obriga a que a empresa procure se situar no ambiente virtual e busque transferir esses valores em sinergia positiva para os negócios.

     O Marketing Digital desenvolve a imagem da marca, com o objetivo de torná-la um diferencial no mercado quando a gestão da área fará a análise do segmento de atuação, do mercado e posição da marca. E as estratégias a serem adotadas deverá observar as características do nicho e a concorrência.

     Nesse contexto, para que os profissionais da área de marketing digital viabilizem a construção da marca, precisam considerar todos os fatores externos, incluindo entre esse os clientes com suas exigências e as novidades tecnológicas e as ferramentas disponíveis. É a partir dessa análise que o marketing digital poderá viabilizar ações para fortalecer a marca no mercado.

      Na sequência, vamos alinhar alguns dos aspectos que deverão ser utilizados para a construção da imagem da marca que pode ser uma empresa, um produto ou serviço ou pessoas.

Valor e referência do mercado. A construção da marca exige análises do ambiente externo para que as ações da área gerem valor de mercado e torne a marca referência do mercado.

Definição do público. Para que a marca se torne forte será necessário identificar o público ou o nicho do mercado em que a atuação será adotada. As ferramentas do marketing digital deverão ser utilizadas nesta ação, ou seja, as mídias sociais, blogs, sites, e-commerce, e-mail, entre outras de acordo com esse público.

Direcionamento. Será necessário escolher a missão, a voz da marca a ser conhecida porque irá atuar em um mercado específico e não haverá resultado com ações generalizadas. O foco no direcionamento, delimita a parcela do mercado a atuar, que poderá ser por idade, gênero, localização e aumentam as possibilidades de retorno nos negócios.

Divulgação. É pela divulgação que surge a construção da marca e na sequência a realização dos negócios ou vendas dos produtos ou serviços, do nome, entre outros. E pode ocorrer com a utilização das ferramentas do marketing digital, tais como Facebook e Google Ads, site de conteúdo, blogs, inbound marketing, instagram, ente outros.

Posicionamento. É o ranking em que as páginas de um site se posicionam em sites de busca como no Google. É importante que o site esteja localizado na primeira página de pesquisa para dar o retorno que se espera. Nesse sentido, o marketing digital fornece as estratégias focadas nos mecanismos de otimização, SEO –  Search Engine Optimization, de busca que possibiliza o melhor posicionamento.

Engajamento. Ocorre quando há aceitação com reações, compartilhamentos, comentários no site, no blog, de download, assinatura em uma divulgação ou publicação da marca.

É pelo engajamento que surge a possibilidade de realização da ação que se deseja dos clientes em potenciais e expande a marca que se deseja fortalecer no mercado.

Autoridade. Se refere a forma como a marca é vista na internet pelos usuários e potenciais clientes e isso está relacionado com as verdades, com a segurança que a marca passa para os memos. Construir a autoridade da marca implica em ações que conquiste a confiança dos usuários da internet.

Relevância. Se relaciona com o crescimento da marca, a ocupação de espaço no mercado em que atua e no aumento de suas operações. Passa a se tornar mais competitiva e superar os pontos a concorrência em seus pontos fortes e no aproveitamento das oportunidades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A construção da marca da empresa, ou do produto, ou serviço, ou do nome, não acontece de forma natural e exige ações com uso de ferramentas do marketing digital. Somente assim será possível alcançar o nicho do mercado  a ser explorado, bem como o  posicionamento para atingir o maior número de potenciais clientes e tornar-se competitiva.

    O marketing digital oferece as ferramentas e os conhecimentos necessários para migrar as técnicas do marketing formal das lojas físicas para o ambiente da internet e conquistar um número maior de clientes. O que há de comum é a definição do nicho atendido, a forma de divulgação e feedback para alcançar esses potenciais clientes, ganhar a confiança de deles pela imposição da autoridade da marca e traduzir essas ações em resultados para os negócios.

    Não espere que as coisas aconteçam por sua própria força e forma. Trabalhe sua marca e torne-se competitivo no mercado e aumente os resultados nos negócios.

Luiz Carlos Freitas

É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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