ANÁLISE ECONÔMICA DO MERCADO DIGITAL: FOCO NA DEMANDA

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      Neste artigo vamos apresentar uma breve discussão sobre a análise econômica do mercado digital, considerando as variáveis de mercado pela ótica da demanda.

       Continue a leitura que vamos aprofundar mais sobre conceitos econômicos do lado do consumidor no mercado digital .

CONCEITOS IMPORTANTES.

      Em primeiro lugar devemos apontar três conceitos que darão base para esta análise e colocar os fundamentos que são importantes para compreensão do mercado digital ou de forma mais sintetizada, os negócios online com os fundamentos do marketing digital.

São eles.

        E-commerce ou comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio em que as compras e vendas são feitas pela internet, ou seja, no comércio eletrônico, o fabricante ou revendedor disponibiliza seus produtos em uma plataforma virtual própria, ou em um marketplace e todas transações são realizadas e acompanhadas online.

        É importante entender esta distinção por que na análise das variáveis da  demanda pelo produto ou serviço que a empresa oferece deverá ser consideradas as características de loja virtual que se torna diferente da loja física.

         O avanço da Tecnologia da Informação e da Comunicação(TIC) entraram com toda força em todos os segmentos da sociedade, e, no meio empresarial não foi diferente, interferindo na gestão, na produção, na relação com os clientes dando origem à Economia Digital ou a Nova Economia que se desenvolve de forma acelerada com as tecnologias e ferramentas do marketing digital, pelas redes sociais, sites profissionais, lojas virtuais, modificando a relação dos agentes na economia.

        Nesse contexto podemos dizer que a Economia Digital se refere a uma economia baseada em tecnologias de computação digital, e também, chamada de Economia da Internet, Nova Economia ou Economia da Web.

        Novos desafios têm surgidos para os empreendedores e para os gestores públicos que precisam voltar sua atenção para os meios digitais e para a sociedade que precisa se preparar para essa nova relação de mercado.

      Um terceiro conceito a abordar é o de Economia, que “… é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo  de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida”.

      Existem outros conceitos igualmente ricos de compreensão, mas, esse satisfaz nossos objetivos.

      Após compreendido os principais conceitos para alinhar o tema, vamos apresentar o que seja análise econômica de mercado.

     Alguns modelos de e-commerce ou marketplace de grandes marcas no país.

O Carrefour engloba diversos departamentos, como Eletrodomésticos; Tecnologia e Eletrônicos; Auto e Ferramenta; Casa e Decoração; Entretenimento; Infantil; Saúde e Bem-Estar.

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 ANÁLISE ECONÔMICA DE MERCADO.

       A análise de mercado é uma das atividades que orienta o plano de negócios e está intimamente relacionado ao plano de marketing da organização. A partir dela será possível compreender a realidade da empresa ou do produto ou serviço em questão, seus clientes atuais e em potenciais, os concorrentes do ramo de atuação e assim manter dados históricos para futuras tomadas de decisões estratégicas.

       A obtenção das informações ou dados podem ser utilizados a partir de relatórios reais de dados praticados em período de tempo ou por meio de pesquisas realizadas por profissionais designados para tal ou por intermédio de terceirização para profissionais ou organizações especializadas no ramo.

       Em se tratando de mercado digital, de lojas digitais, e-commerce ou marketplace, a análise deverá considerar as variáveis específicas no mundo digital que é diferente das relações tradicionais de empresa e cliente.

      Continue a leitura porque vamos alinhar a discussão da análise de mercado no ambiente de digital.

      Então, a análise do mercado possibilita identificar o ambiente em que o produto/serviço se posiciona no mercado e as explicações pelos resultados.

      Em um contexto mais amplo a definição de mercado deverá considerar os seguintes pontos:  

  • A análise da Indústria/Setor em que a o negócio se situa.
  • A descrição do Segmento de Mercado.
  • Análise SWOT do produto/serviço.
  • Análise da Concorrência.

      Para maiores detalhes sobre a Análise de SWOT, clique.

       As Ciências Econômicas fornecem subsídios que auxiliam a análise de mercado que busca o equilíbrio entre demanda e oferta do produto e serviço, mediante o preço de equilíbrio.

      Portanto, o Equilíbrio do Mercado ou de Preços é uma condição hipotética do mercado na qual a oferta é igual à demanda e é representada pelo encontro de duas curvas.

     É hipotética porque no mercado não é tão possível estabelecer a quantidade e o preço que as diversas empresas se dispõem a ofertar e a quantidade e o preço que os consumidores se dispõem a comprar. Porém, quando os preços e a oferta se estabelecem em um determinado patamar, considera-se ali o preço de equilíbrio. Isso porque satisfazem os dois lados, mesmo não implicando com isso que todos consumidores que gostariam de comprar, comprem, nem que todas empresas vendem toda a quantidade que gostariam vender.

      E, como se compõe o equilíbrio do mercado? Pela interseção entre as curvas de Demanda e Oferta.

      Veja a representação.

      O ponto E representa o nível de satisfação entre preço e quantidade que os clientes e empresas conseguem negociar. E as variáveis que estão envolvidas para que esse resultado ocorra são as seguintes:

  • Pelo lado da oferta, das empresas colocando o produto ou serviço as variáveis determinantes são: o preço(Px) do produto ou serviço, a quantidade(Qo) colocada para venda, a tecnologia(T) ou conhecimento envolvido e os insumos(In) envolvidos na produção.
  • Pelo lado da demanda ou procura(Qd) pelos clientes, as variáveis que serão determinantes na compra é o preço(Px) do produto ou serviço, a quantidade disponível, a renda(Y) dos clientes e os preços(Pz) dos produtos ou serviços substitutos ou complementares e os hábitos e costumes(H) dos consumidores ou clientes.
  • Podemos incluir nas estratégias de análise da demanda outras variáveis ao que nas Ciências Econômicas intendem como fatores sazonais que podem ser a escassez ou excesso dos produtos no segmento em análise.

     A combinação dessas variáveis irá determinar se a maioria dos clientes serão atendidos ou se as empresas estarão dispostas a produzir.

     Depois dessa explicação podemos focar no objeto de estudo desse artigo que a influência da demanda pelos clientes do produto ou serviço na economia digital, no negócio online.

     Então vamos lá.

ANÁLISE DA DEMANDA DOS PRODUTOS OU INFOPRODUTOS NO MERCADO DIGITAL

      Então vimos que a análise da demanda de mercado consiste em conhecer e entender as variáveis que compõem o comportamento do consumidor ou cliente e o cenário econômico e estabelecer uma previsão de demanda/procura antes de a empresa abastecer o estoque.

     Agora podemos perguntar qual é a importância da análise da demanda de mercado. E aí veremos que a empresa deverá realizar a análise observando a realidade e focar nas ações adotadas para atender às expectativas do seu público.

     Considerando vamos analisar somente a demanda no mercado digital e a curva hipotética da Demanda, teremos a seguinte equação representativa: Qd =  f (Px, Pz, Y, H).

     De forma simplista podemos dizer que a demanda ou a procura pelo produto e serviço é função ou depende do preço do bem, do preço dos substitutos ou complementares, da renda dos consumidores e dos hábitos e gostos do público em foco. E nesse contexto sabemos que as ferramentas de marketing a serem utilizadas são diferentes de uma loja física.

       Para maior aprofundamento acesse o link do mesmo site.

     Também deverá utilizar-se das ferramentas de SEO para identificar os concorrentes no âmbito digital e quais as melhores estratégias para fortalecer a presença online da marca.

     Então vamos a análise de demanda dos produtos ou serviços digitais no mercado online, que desafia tantos negócios.

     O preço do produto ou serviço. Aquela máxima que o consumidor tinha de que comprar pela internet era certeza de preço menor não existe mais porque o preço final deixou de ser composto apenas pelo valor monetário do produto que são parecidos devido à grande concorrência em todos os mercados.

      O primeiro passo é trabalhar para reduzir o custo de produção para que o preço final, que é acrescido do lucro seja competitivo. Depois soma-se outros custos que pesam na decisão de compra do cliente, tais como, a facilidade e a confiança do cliente em negociar online com a empresa, o valor do frete que no Brasil é muito alto, o prazo de entrega, o desgaste do acompanhamento do transporte até a entrega, os critérios de financiamento como número de parcelas sem juros e número total de parcelas, o atendimento pós venda.

     A renda do cliente ou consumidor. O poder de compra do potencial cliente e a concorrência influenciam nos momentos de perdas para os consumidores e pelo grau de agressividade com que os concorrentes atuam.

     Nesse caso, a empresa deverá gerir seus negócios de forma a valorizar os recursos monetários que os clientes irão colocar para negociar com sua marca, criando valor para seus produtos no atendimento às expectativas dos clientes.

      Nesse ponto, é importante perceber que o cliente compra a satisfação que seu produto dará a ele. E não o produto em si.

     O preço dos outros produtos. Dois detalhes que precisam ser observados pela empresa. O produto que colocar no mercado tem outro substituto perfeito, que atende às mesmas necessidades do cliente? E, o produto negociado necessita de outro produto ou serviço para ser usado e atender suas necessidades?       Esse desafio exigirá da empresa conhecimentos profundos do segmento que atua, utilizar-se de forma adequada as ferramentas de marketing digital e manter-se atualizado em relação às mudanças de hábitos e costumes, bem como da tecnologia.

     Os hábitos e costumes. Aqui talvez esteja a variável mais definidora do sucesso ou insucesso de um negócio. A escolha do segmento e do nicho correto, a identificação da localização, demografia, faixa etária, cultura, classe social, religião, gênero entre outras variáveis que são determinantes para entender o mercado em que atua e aplicar as estratégias de marketing mais adequada.

     Diante da exposição das variáveis da demanda podemos entender que as ferramentas do marketing digital para alcançar sucesso nos negócios online, são complementares a análise da demanda ou procura para entender a viabilidade do negócio digital.

     O que poderia estar se perguntando é se há possibilidade de negócio físico ocupar um espaço de um negócio digital malsucedido. E a resposta mais adequada seria a seguinte: tanto para o negócio físico como no digital, a análise ou estudo de mercado tem o mesmo valor. Mudam-se apenas as características e ferramentas de atuação em cada um deles. Os resultados serão dependentes destas análises.

     Então não deixe de fazer de forma contínua uma análise de mercado para não se surpreendido por situações que possam ser evitadas em seus negócios.

     Oportunamente traremos a análise da oferta em negócios digitais.

 

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

      Conhecer as ferramentas do marketing digital para fazer análise de mercado dos negócios em que atua ganha mais autenticidade quando busca-se os conhecimentos da Teoria Econômica para análise do equilíbrio do mercado, ou seja, a relação demanda x oferta e nesse artigo focamos o lado da demanda ou procura no ramo de atuação.

     Isto implica em conhecer os comportamentos dos consumidores ou clientes sob as bases das variáveis da demanda que são as seguintes: a composição do preço, a influência da renda dos consumidores do nicho ou segmento; a influência dos produtos ou serviços substitutos e complementares e também, os hábitos e costumes.

     A partir daí será possível apurar dados importantes a partir das ferramentas utilizadas no mercado digital para conhecer a realidade e implementar ações que mantenham o nível de atividade e lucratividade do negócio.

 

Luiz Carlos Freitas

     É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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