E-commerce 2022 – Planejar as Datas Comemorativas para Melhorar as Vendas

      Se você valorizar a importância do e-commerce e planejar as datas comemorativas para melhorar as vendas em 2022, neste artigo vamos apresentar a cronologia para orientar seus negócios.  

      Temos que começar a abordar esse e tema a partir do planejamento estratégico em marketing digital e suas funções aplicadas à gestão das negócios para vendas online, em lojas virtuais, marketplace, redes sociais para incluir de forma sustentável as ferramentas do marketing digital do planejamento das datas comemorativas em 2022.

           As dificuldades tendem a manter-se presentes no cotidiano da economia nos últimos 2 anos, influenciando os orçamentos pessoais, impactando os investimentos das empresas, reduzindo o poder de compras das pessoas e aumento dos problemas sociais.

          O que as empresas precisam fazer superar esses desafios? Um bom planejamento, uma boa aplicação e controle desse plano envolvendo todas as áreas ao mesmo objetivo. E, a partir desse contexto, uma preocupação que deve ocupar os gestores é definir um plano de ação para as datas comemorativas que normalmente apresentam crescimento de demanda e isso ocorreu também, nesses dois anos de crise em função da pandemia do Covid 19.

          E quais são os objetivos do planejamento estratégico de marketing digital para as datas comemorativas. 

        Um bom planejamento estratégico se inicia com a definição clara dos propósitos e objetivos que pretendam atingir.

        Faça o diagnóstico do objeto do planejamento e estabeleça cenários possíveis a partir de estudos da realidade considerando os fatores internos e externos.

       Defina os recursos digitais adequados disponíveis para aplicar de acordo com as necessidades do evento e faça a previsão de como obter aqueles que a empresa não possui.

        Continue investindo nas divulgações da marca da empresa e invista tempo e recursos para mantê-la sob o olhar dos clientes e clientes em potenciais.

        Avalie a performance da empresa em utilizar as mídias sociais, os recursos de e-mail marketing e outras ferramentas que fazem parte da estrutura da empresa.

        Mantenha conhecimento da concorrência e de sua ocupação no mercado para definir estratégias que sejam diferenciadas.

       Manter dados históricos de anos anteriores sobre a performance obtida, as condições da realidade da empresa e do mercado e as perspectivas para o ano em questão.

       Realizar a previsão de vendas, os fornecedores, a estrutura interna de pessoa, recursos e tecnologia e a estrutura de marketing a ser utilizada nas datas em questão.

       Então, diante do exposto até aqui, podemos alinhar as etapas para um bom planejamento estratégico do marketing para o e-commerce 2022.

  • Análise ambiental. É a prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar uma organização e seus mercados; ajuda a identificar as oportunidades para servir melhor seus mercados, criando valor superior; ajuda a identificar ameaças à capacidade de uma organização em manter sua vantagem competitiva, sobreviver e prosperar.
  • Realizar Diagnóstico. Faça uma boa análise do seu negócio, do seu mercado em que atua e do produto ou serviço em questão.
  • Definir os objetivos. Definir seus objetivos, que possam  traduzir em resultados esperados, nas metas claras a serem  estipuladas e coloca em ação.
  • Definir o plano de ação. Após definir o foco é o momento de estabelecer de forma clara e prática as etapas a serem executadas para atender os objetivos.
  • Definir as ferramentas e metodologias a serem aplicadas nas campanhas de acordo com as datas comemorativas.
CURSO ENGENHARIA DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 1.0

        E após considerar as etapas básicas do planejamento estratégico, podemos elencar algumas etapas importantes no planejamento estratégico do marketing digital que são as seguintes.

       Avalie as estratégias atuais de marketing digital e defina qual a que melhor a  aplicar a cada evento do e-commerce de data comemorativa.

       Crie o plano de ação e envolva todas as áreas e profissionais da empresa e  prepare o plano de ação.

       Execute a campanha de marketing considerando o momento, as ferramentas e os meios apropriados para a campanha

       Realizar a medição e otimização dos dados a partir dos recursos da web.  Sabe-se que no plano de marketing digital a utilização de técnicas de automação de marketing é necessário e poderá ser desenvolvido internamente ou com a utilização de especialistas no mercado.

As datas comemorativas para 2022.

         Para completar essa análise vamos relacionar as principais datas comemorativas e que o e-commerce deverá se estruturar para conquistar os potenciais clientes que vão às compras.

Mês de Março.

1 –  Carnaval

8 –  Dia da Mulher

15 –  Dia do Consumidor

20 – Início do outono

Mês de Abril.

17 – Páscoa

23 –  Dia mundial do Livro

Mês de Maio

08 –  Dia das Mães

Mês de junho.

12 – Dia dos Namorados

21 –  Início do Inverno

28 –  Dia Mundial do Orgulho LGVTQIA+

Mês de Julho

26 – Dia dos Avós

30 –  Dia do Amigo

Mês de Agosto

14 – Dia dos Pais

15 –  Dia do Solteiro

21 –  Dia Internacional da Moda

Mês de Setembro

13 – Dia da cachaça

15 – Dia do Cliente

22 –  Início da Primavera

Mês de Outubro

04 –  Dia dos Animais

12 –  Dia das Crianças

31 –  Dia das Bruxas

Mês de Novembro

02 –  Finados

25 – Black Friday

28 – Cyber Monday

Mês de Dezembro

21 –  Início do Verão

25 –  Natal

31 – Reveillon

         Outras datas bastante importantes e precisam ser consideradas e se seu negócio tem relação não poderá deixar passar despercebido: são as festividades religiosas de todos os credos. Os fiéis gostam de adquirir algo que marque aquele momento e muitas das vezes presentear alguém com lembranças, adesivos, roupas temáticas. E se seu negócio atua em segmento que possa oferecer esses materiais, não pode deixar despercebida.

      Sem aprofundar nos tipos de treinamentos que podem ser adotados, a empresa deverá pensar em formas de treinamento contínuo, estimulados como benefício pessoal e profissional, pelo livre acesso com a utilização recursos da tecnologia da informação e comunicação, ou seja, transformar seu negócio, sua empresa em uma universidade corporativa.

Investir nas ferramentas do marketing digital para e-commerce.

       A empresa independentemente de seu tamanho e natureza tem que incluir as atividades da era digital: ter uma loja virtual, ter um site profissional, utilizar-se do e-mail marketing, dos anúncios patrocinados, e usar tudo que puder nas redes sociais.

Foco nos seus clientes.

       Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Então, invista no pós-venda. Use uma mensagem de feedback no Whatzap, telegrama ou uma ligação, que é mais restrita nos dias de hoje.

Tenha um cadastro de seus clientes e enviem mensagem, cartão físico ou virtual e, dias especiais na vida dele ou nas datas importantes como de Natal, Ano Novo, aniversário.

Atentar para as tendências de produtos.

      Manter-se alerta às tendências, mudanças e moda do momento é estratégico para a continuidade de seus negócios. Faça o planejamento da apresentação do produto corretamente nas vitrines virtuais como se fossem físicas.  Colocar o cliente dentro do ambiente físico utilizando-se das estratégias de marketing digital é fundamental para atrair novos clientes.

       Prepare tudo que o cliente espera de seu negócio e chame-o a ação para negociar com sua marca. Para compor sua carteira de cliente.

Call to Action significa “Chamada para ação”.

      Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos você preferir.

Estabeleça datas para cada evento.

       Definir o período de início e fim de cada evento ajuda na decisão dos clientes em potenciais. Crie valores diferentes de acordo cos os períodos definidos para aumentar a conversão.

Formas de pagamento.

      Ofereça facilidades e opções de pagamento e que esteja nos padrões do cliente.

Disponibilize todas opções possíveis como cartão de crédito, de débito, pix, Pagseguro, Paypal, inclua cartões de uso internacional, entre outros.

Invista no aumento do ticket médio.

      Crie possibilidades que estimule o aumento das compras pelos clientes, tais como, itens que complemente o produto principal, bônus para futuras compras em prazo delimitado, entre outros.

Considerações finais.

        O planejamento é uma necessidade para qualquer atividade e é de grande importância para que os negócios sejam bem sucedidos para serem competitivos ou para superarem momentos de turbulências.

       Preparar uma estrutura e métodos para atender as datas comemorativas em que há tendência de maior aquecimento das compras pelos consumidores em potencial, coloca a empresa na frente da concorrência.

      Identificar de forma clara a situação atual em sua estrutura de marketing digital, das ferramentas disponíveis, dos canais de divulgação e análise dos resultados é o primeiro passo para a definição de uma estratégia para aproveitas o aquecimento das datas comemorativas e aumentar a lucratividade. Mas a atenção dispensada à estrutura a do e-commerce inclui também o envolvimento do quadro de pessoal quanto aso aspectos técnicos do trabalho como de relacionamento com os clientes como sinergia para a fidelização e continuar negociando com a marca. E nesse contexto, a empresa conseguirá fortalecer sua marca, sua presença na mente do mercado. 

Luiz Carlos Freitas

     É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *