E-COMMERCE: FERRAMENTA PARA AMPLIAR OS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Negócios físicos para o ambiente virtual

        Para expandir os negócios físicos para o ambiente virtual, a empresa deverá utilizar-se do e-commerce como ferramentas em suas vendas.

         O E-commerce são atividades empresariais que estão relacionadas com o comércio eletrônico, onde as transações de compras, venda e pagamentos são realizadas por meio da internet. Por estruturas próprias ou plataformas adquiridas para esse fim e pode ser realizada por meio de dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet, notebook.  

        As empresas desenvolvem sistemas ou aplicativos próprios que colocam à disposição na internet dos clientes em potenciais para contato direto com os produtos que negociam e realizam suas compras a partir de ícones disponíveis que possibilitam sua interação com a empresa.

      São exemplos práticos de empresas que utilizam do E-commerce com a adoção de estratégias de marketing por datas comemorativas como dia das mães, dos pais, natal; sazonalidades para atender eventos específicos; estação do ano, etc.  para aumentar suas vendas.

        Acesse e observe a estratégia de marketing para alavancar seus negócios.

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      Por esses acessos os clientes podem escolher os produtos de acordo com suas necessidades, capacidades de pagamento, momento de escolha com menor custo tanto para a empresa que elimina fronteiras de acesso ao público como para o cliente que adquire com menor preço.

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CARACTERÍSTICAS DO E-COMMERCE.

      O cliente acessa o espaço virtual da empresa, escolhe seu produto e decide pela compra e formas de pagamento. Porém, para que seja possível, o ambiente virtual deverá oferecer as condições que deem segurança ao cliente, estrutura de informação para definição de estratégias de marketing, relacionamento pós-venda e qualidade na loja virtual que estimule o cliente a visitar e pesquisar seus produtos.

        Esse pressuposto implica que o sistema deverá disponibilizar para o cliente todas formas de pagamento como cartão de débito, crédito, boleto bancário, transferências, entre outras modalidades que são oferecidas pelo sistema financeiro.

      Deverá também, adotar uma estratégica de logística que atendam os clientes nas diversas regiões do país em um prazo mínimo, porque este é um dos indicadores mais importantes no comportamento dos consumidores. Outro detalhe importante a ser bem esclarecido é o valor da cobrança do frete ou sua inexistência que influencia no custo final para o cliente.

     O E-commerce está presente no Brasil desde os anos 90 com a Amazon que vendia, entre outros produtos, livros com uma simples apresentação de capa e um breve resumo, editora, detalhes do autor, preço. O cliente escolhia o livro, adicionava ao carrinho e a operação estava encaminhada.

      A entrega também era simples, pelos Correios e o cliente recebia o produto da compra em alguns dias.

     Com o avanço e aumento do acesso à tecnologia, novas variantes surgiram para o uso do comércio eletrônico, desde assinaturas de TV, Netflix até a comercialização de produtos perecíveis. Existem aqueles que são campeões nestas operações como modas, acessórios, peças, saúde, beleza, aparelhos eletrônicos, entre outros.

      Com o avanço da tecnologia, outras categorias cresceram no comércio eletrônico como os infoprodutos, eletrônicos, serviços e materiais de construção. Assim podemos ver que as vendas online são um canal importante para os mais variados segmentos da economia.

     Hoje todas categorias, empresas ou áreas podem se beneficiar do comércio eletrônico, ou seja, os fabricantes, os atacadistas, os varejistas, os prestadores de serviços. Bastando aplicar a estratégia do marketing digital como prática de avanço e ganhar mais mercado e tornar-se competitivo.

     Vimos a importância da inclusão do comércio eletrônico, sua importância para ampliar o nicho do mercado a ser explorado utilizando-se da tecnologia e otimização dos custos de produção e transação, manter a fidelidade do cliente com a utilização de recursos de relacionamento e possibilidade de conhecer com detalhes as características do público atendido.

COMO MONTAR A ESTRUTURA PARA O E-COMMERCE

    A loja virtual, os parceiros divulgadores e a página na internet formam os pilares que são visíveis para o mercado consumidor. Porém, Brian Satterlee em seu livroE-commerce: a knowledge base – (iUniverse, 2001)”, apresenta as etapas a seguir para implantação do E-commerce na empresa, colocar online e ser competitiva.

– Adquirir um domínio.

–  Escolher o servidor.

– Planejar o design do e-commerce.

– Definir o sistema de pagamento

– Fazer cobertura de tráfego com o SEO.

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       Continuando a fase de planejamento, chega o momento de preparar a apresentação dos produtos na loja virtual, com as descrições, formas de pagamento, prazo de entrega e o relacionamento pós-venda de forma atrativa para o público. Preparar também, as parcerias com fornecedores, transportadoras e logística.

       Existem no mercado, plataforma disponíveis de E-commerce gratuitas ou pagas que dependendo do estágio ou dos objetivos dos negócios poderão atender à empresa. Em um próximo artigo vamos apresentar a relação das melhores plataformas de E-commerce com seus detalhes de funcionamento. Mas, aqui podemos relacionar algumas das mais funcionais: Tray; Loja Integrada; Webstore; Oruc; Minestore, entre outras.

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

       A expansão das atividades das empresas para o ambiente virtual tornou-se uma necessidade para manter-se competitivo em seu nicho de mercado. De forma mais agressiva ou não, todos segmentos estão atuando no mercado virtual e os consumidores brasileiros, cada mais, se especializam na realização de compras de todos os tipos de produtos acabados ou não, serviços de toda natureza, acessórios, peças, ferramentas, produtos de saúde, beleza.

       Deve-se montar uma estrutura profissional, baseada nas metodologias do marketing digital, cumprindo todas as etapas até a apresentação para o cliente, atendimento durante e no pós venda.

     Daí a necessidade da escolha de uma plataforma adequada às necessidades da empresa, com aspectos de segurança dos sites e atendimento no pós venda.  

      Fique alerta pois postaremos a relação das melhores plataformas de E-commerce no mercado que atendem a todas empresas e objetivos.

Luiz Carlos Freitas

É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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