Marketing Digital e Negócios Online: uma realidade ao alcance de todos.

 

Entende-se por Marketing Digital como sendo o conjunto de atividades que as empresas ou pessoas físicas executam pela internet objetivando criar, ampliar ou realocar seus negócios seja pessoa física ou jurídica, melhorar os relacionamentos com os clientes e fortalecer sua marca.

Para entender o papel do marketing digital como prática na vida das pessoas e das organizações em mudança de processos, criando e substituindo oportunidades de negócios e trabalho, basta observar os resultados que a internet provocou nas relações destes agentes e transformam nações, comportamentos e possibilitam grandes realizações.

Quer saber como criar e configurar um site para negócios na internet? Realizar negócios online como pessoa física ou jurídica? Combinar seus negócios físicos e e-commerce? Veja aqui.

Você trabalha como afiliado? Veja aqui uma oportunidade de aumentar suas rendas.

Observamos no tempo que a evolução da tecnologia, da inovação e da comunicação responde pelo surgimento da denominada Quarta Revolução Industrial que transforma, modifica e reconstrói um mundo em que as fronteiras deixam de existir, modifica o conceito de durabilidade dos produtos ou serviços, aproxima produtos e consumidor, modifica as relações de trabalho, amplia o conceito de empreendedorismo da lógica de grandes empresas baseadas no espaço físico e imobilizado e da quebra do paradigma que as pessoas só podiam ocupar postos de trabalhos para ser empreendedores individuais e construir a independência econômico-financeira.

E neste contexto, para explicar as mudanças aceleradas surge o termo Indústria 4.0, que criado por Klaus Schwab, em seu livro “A Quarta Revolução Industrial”, 2016, que relata que “estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”. E esses avanços modificaram a relação de mercado, eliminando a fronteira entre potencial comprador e vendedor de produtos e serviços e nessa esteira abriram-se caminhos para pessoas físicas autônomas atuarem no negócio online com a chegada da internet em todos recantos este planeta, como atividade de ganhos econômico-financeiros complementares do orçamento ou como atividade principal.

Indústria 4.0: Entenda seus conceitos e fundamentos

http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/

Esse mercado está em crescimento, também, em função das restrições impostadas pela pandemia do Covid 19 em todo o mundo que obrigaram as organizações e pessoas a se reinventarem com a fomentação de  recursos e estratégias do Marketing Digital.  

Entre as principais estratégias do Marketing Digital, podemos relacionar as seguintes.- O SEO. Do inglês “Search Engine Optimization”, significa em português, “Otimização para Mecanismos de Buscas” que se compõe do conjunto de técnicas que objetivam posicionar uma ou mais páginas de destino para pesquisas no Google e multiplicar as possibilidades de realização de negócios pelos agentes econômicos. Assim, será possível otimizar o site, superar a concorrência que ocupa as melhores posições e alcance a ponta dos resultados nas páginas  pesquisa, despertando assim a atenção dos usuários pela relevância em suas buscas. E, consequentemente é um sinal de confiança para o potencial cliente.

– Inbound Marketing. Conhecido como marketing de atração, ou seja, ao contrário do Outbound Marketing, a empresa ou a pessoa física procura o cliente com as diversas ferramentas da internet para realizar negócios.

A estratégia de Inbound permite a formação de seus leads que deixam informações-chaves e possibilitam a empresa ou a pessoa identificar os seus compradores em potencial e alimentá-los de informações potenciais para estimular sua decisão de realização de compras futuras.

–  Marketing de Conteúdo. Consiste em uma estratégia de atração dos clientes por meio de criação de conteúdos relevantes para os mesmos por meio de textos, cursos, ebooks, posts em redes sociais. Ou seja, é um método de marketing que não parte de promoção de sua marca e sim pela atração mediante soluções que solucionem os seus problemas.

Quer conhecer um pouco mais sobre a PROFISSÃO DIGITAL?

– Marketing de Afiliados. É uma estratégia que compreende 3 personagens principais, a saber, o empreendedor que tem um produto ou serviço a ser vendido; o cliente que vai comprar o produto ou serviço; o anunciante (Afiliado) que vai intermediar o contato do empreendedor com o cliente mediante os recursos da internet. Este é um mercado em franco crescimento dada as facilidades de atuação pela pessoa, seja como atividade complementar ou principal.

Deixe sua página segura e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados(RGPD)

 

– Outras ferramentas do Marketing Digital podem ser:

Marketing dos mecanismos de busca (SEM) ou Search Engine Marketing, possibilita desenvolver estratégias e formato de divulgação por meio de ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

Marketing de mídia Social.  Ocupa papel importante no Marketing Digital porque grande parte das pessoas usuárias de internet ocupam grande parte de seu tempo em redes sociais, tais como, Facebook, Twitter, Linkedln, Instagran.  

Anúncio pague-por-clique (PPC). Os players principais do mercado digital são o Google Ads e o Bing Ads que possibilitam um grande alcance de clientes em potenciais.  

E-mail marketing. Essa ferramenta continua ocupando papel importante no marketing digital quando se torna possível alcançar um grande número de usuários e com ações eficientes poderá levar a resultados satisfatórios.

Conclusão

Os negócios online, proporcionam grande oportunidade para as organizações e pessoas físicas apresentarem sua capacidade empreendedora.

A evolução da Tecnologia, da Informação e da Comunicação fez da internet o ambiente acessível seguro e eficaz de negócios para projetos em organizações empresarias e para as pessoas físicas com capacidade empreendedora que caminham para desenvolvimento de atividades autônomas que cada vez mais substitui a relação de trabalho tradicional que vincula seu sucesso ao sucesso da própria empresa.

Os momentos são outros e requerem ações diferentes de cada um.

Luiz Carlos Freitas,

Économista e Administrador. Professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e livros de conteúdos didáticos para EAD no segmento de economia, gestão e negócios.


LINKS ASSOCIADOS.

Designer de Cílios Expert. https://go.hotmart.com/N55343971X

Curso Maquiagem na Web 1.0 – Andréia VenturinI. https://go.hotmart.com/L55290028M

Curso Sobrancelhas Perfeitas – Oficialhttps://go.hotmart.com/G55289379A

Print Friendly, PDF & Email

2 thoughts to “Marketing Digital e Negócios Online: uma realidade ao alcance de todos.”

  1. Bela iniciativa. O Marketing Digital é uma realidade que atinge grande parte da sociedade, sem que a pessoa perceba. Entender essas ferramentas é de suma importância para o empreendedorismo. Vou indicar sua página para alguns conhecidos que, acredito, vão se interessar. E acompanharei suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *