O E-COMMERCE COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS PARA O DIA DOS PAIS

“É OPORTUNIDADE PARA A EMPRESA PARTICIPAR DO MOMENTO COMEMORATIVO DO SEU CLIENTE!”

UMA PEQUENA RETROSPECTIVA DO DIA DOS PAIS 2020

A pandemia levou as pessoas para dentro de suas casas, e com isso uma maior interatividade com as ferramentas da internet. Em nesta situação o comércio verificou-se um aumento nas transações de e-commerce pelas compras online ganham contornos nacionais, embora a Região Sudeste ainda detenha maior participação no mercado online, tendo maior peso no faturamento, com 58% de importância nas vendas do e-commerce brasileiro..

Nas datas comemorativas como o Dia dos Pais em 2020, apresentou uma participação do e-commerce em todas regiões do Brasil. Dados da Ebit|Nielsen apresenta um total no faturamento de R$3.5 bilhões nesta data comemorativa, representando uma alta de 41%em relação a 2019, no intervalo de 25 de julho a 8 de agosto.

O número de pedidos pela internet teve um aumento de 37% em relação a 2019, totalizando 8.2 milhões de pedidos no período. Houve também uma variação de 3% do ticket médio que foi de R$434,00.

No comparativo entre as Regiões do Brasil, observou-se que a Região Norte apresentou uma alta de 77% em relação ao ano anterior. A Região Nordeste teve um crescimento de 73%, seguido pela Região Centro-Oeste 54%.Sul 37% e Sudeste 30% nas vendas para o dia dos pais.

A PERSPECTIVA PARA O DIA DOS PAIS EM 2021

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A expectativa de crescimento do comércio eletrônico para 2021 está na faixa dos 26%, ganhando grande impacto em datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e o Black Friday. A expectativa é que o comércio no Dia dos Pais supere em vendas online ao Dia das Mães e dos Namorados, que aconteceu em um momento que o país ainda sofria o grande impacto da contenção da economia como reflexo da pandemia.

Com a entrada de muitos novos consumidores às plataformas digitais, usufruindo das facilidades para aquisição dos produtos ou serviços de suas necessidades, a expectativa para o comércio é o aumento das vendas online para o dia dos pais. Embora podemos ver o crescimento das transações comerciais online, no Brasil o comércio eletrônico é bastante tímido se comparado a países como USA e China

COMO A EMPRESA PODE SE PREPARAR PARA O E-COMMERCE NO DIA DOS PAIS?

A expectativa para o Dia dos pais em 2021 é melhor que 2020. Em especial nas compras online. As empresas que investiram em comércio eletrônico terão mais faturamentos com a entrada de muitos brasileiros no comércio digital.

O primeiro passo é estudar o mercado e o nicho que irá atuar no E-commerce para depois estruturar o estoque, a logística de entrega dos pedidos e definir o prazo de entrega para que a empresa possa participar desse momento familiar tão importante. Sabe-se que os produtos comprados para o Dia dos Pais possuem data certa de entrega, portanto, atrasos precisam ser eliminados como possibilidade de concretizar a transação com o cliente. Assim faz-se necessário monitorar constantemente os pedidos, embalando e despachando o mais rápido possível.

Portanto, o contrato de entrega não poderá ser evasivo e seja transparente e realista com os prazos de entrega de seu e-commerce para não gerar expectativas falsas.

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EXPANDINDO A MARCA DA EMPRESA COM OS DIVERSOS CANAIS DE DIVULGAÇÃO

O grande número de acesso de clientes aos sites para consulta de produtos, pode provocar lentidão e caberá a empresa ampliar seu e-commerce e aproveitar o potencial dos marketplaces, que apresentam diversas vantagens tal como expandir sua marca geograficamente e para aumentar seu faturamento.

Também, pode ser utilizado brinde ou mensagem personalizada para fidelizar os consumidores à sua marca.

Participar das comemorações do Dia dos Pais é uma oportunidade que a empresa tem fazer de seu e-commerce o momento de relacionamento mais íntimo com seu cliente e com seus familiares.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O comércio eletrônico está no Brasil desde a década de 90, de forma tímida, mas nas duas últimas décadas o país vem se preparando para atingir patamares mais próximos de países avançados nesse segmento como USA e China.

Estamos distantes, mas, é importante entender que o e-commerce aumenta o faturamento das empresas em todas as fases da linha produtiva e abre oportunidades de pessoas físicas empreender a partir das metodologias do marketing digital.

As datas comemorativas criam às empresas oportunidades de alavancar suas vendas com os recursos do e-commerce, aproveitando do crescimento do acesso das pessoas à internet e da realização de compras online.

Deve tomar todos os cuidados relacionados ao estoque, ao provedor, a logística e o pós venda porque não haverá permissão de atrasos na entrega sob pena de causar grandes aborrecimentos ao cliente e prejuízo na relação comercial.

Luiz Carlos Freitas

É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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