ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA AUMENTAR AS VENDAS ONLINE NO DIA DAS CRIANÇAS

      Neste post abordaremos algumas estratégias de marketing para aumentar as vendas online no dia das crianças, que apresentam características peculiares. 

O E-COMMERCE e as ferramentas do Marketing Digital poderão ser usadas para alavancar as vendas no período do Dia das Crianças

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UM POUCO SOBRE MARKETING PARA O PÚBLICO INFANTIL

        Quando as crianças caso o marketing digital com o e-commerce, entre elas a presença de dois personagens para a concretização da transação. São eles: o comprador, constituído na criança que é o consumidor final e o decisor, que é o adulto detentor dos recursos financeiros e analista das condições de utilidade, de segurança e qualidade do produto para a criança.

       Esta lógica, até pouco tempo bastante sedimentada, sofre uma alteração com o aumento da capacidade de decisão da criança na efetivação da compra por algumas razões importantes: o conhecimento e o domínio da crianças sobre suas escolhas; a capacidade financeira das próprias crianças devido a prática de poupanças ou mesadas recebidas pelas mesmas; a convivência com outras crianças e realidade com uso dos diversos produtos; o acesso aos costumes de produtos nas diversas localizações; a transformação digital nas escolas e nos diversos ambientes sociais.

      Assim, podemos observar que a relação das crianças com o consumo e com as marcas mudou, ou seja, mais do que influenciador esse público se transformou em decisor de compra e, portanto, fundamental na orientação da escolha da linguagem adequada e do formato dos produtos que serão expostos para vendas. Não obstante, deverá observar os aspectos legais quando se trata do público infantil, como usar termos no imperativo na divulgação do produto.

Após essa rápida exposição sobre o marketing para o público infantil, vamos abordar a estratégia no marketing digital e o e-commerce para esta importante data comemorativa, o Dia das Crianças.

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MARKETING DIGITAL PARA O DIA DAS CRIANÇAS.

      Considerando a relação de dois personagens, a criança como o usuário e o decisor, para a realização de uma compra pelas crianças chega o momento da escolha dos produtos, dentre os variados demandados pelas crianças e a estratégia de marketing que deverá satisfazer a ambos personagens. Somente assim, será possível aproveitar as oportunidades que a data proporciona.

      Isto posto, conclui-se que toda estratégia de divulgação deverá observar a necessidade de satisfazer a os ambos personagens, ou seja, tanto às crianças que farão suas escolhas, pois percebemos sua autonomia de decisão e os adultos que vão realizar as transações ou influenciar na decisão final. Assim, será necessário entender os produtos que as crianças demandam, oferecer descontos, fazer promoções, criar um ambiente atraente para conclusão das transações.  

Algumas estratégias a serem observadas.

1 – Criar um ambiente que atenda a todos personagens de forma segura, com visual atraente e condições favoráveis como promoção, descontos, cupons. Imagine os pais chegarem com uma criança em uma loja física ou acessarem a loja virtual e no final provocar desconforto entre esses personagens por causa de conflito de interesses, como segurança do produto por exemplo?

2 – Organizar os produtos em categorias como gênero, idade, natureza do produto, preço, promoções.

3 – Organizar unidades variadas de produtos diferentes e complementares para obter mais vendas.

4 – Oferecer cupons específicos de descontos com naturezas diversificadas para estimular mais vendas.

5 – Qualifique e valorize o atendimento para fazer dos clientes embaixadores de seus negócios.

6 – Explorar as ferramentas do marketing digital para divulgar e no pós venda para acompanhar a satisfação do cliente.

7 – Rever todas as estratégias todos os dias devido à intensidade da relação e interesse desses clientes durante o período.

     E por fim entender que a sofisticação física e de apresentação não substitui a simplicidade no tratamento e no relacionamento com os clientes e em particular as crianças pois elas são sinceras e para conquistar o decisor, o adulto, primeiro terá que conquistar o cliente usuário do produto que fora disponibilizado e poderá ser o diferencial no faturamento da empresa nesse período.

Vamos às vendas.

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Luiz Carlos Freitas

É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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