ANÁLISE DE MERCADO: O CASO DO FACEBOOK ADS COMO FERRAMENTA DO MARKETING DIGITAL.

       O grande acesso ao Facebook, faz deste uma ferramenta de marketing digital e assim, apresentamos uma análise de mercado real. Continue lendo.

      O Facebook é uma das redes sociais com grande atração de pessoas independentemente da idade, da classe social, do gênero da pessoa, mesmo diante da concorrência de outras redes sociais com acesso e manipulação mais simples e mais rápida.

     Normalmente as pessoas ao acessam o Facebook para interagir com amigos ou postar fotos, mensagens em momento de lazer ou descanso, salvo raras exceções. Assim, normalmente elas dispensam mais tempo para analisar o que lhe são disponibilizadas.

      Essas considerações são importantes para aquela empresa ou pessoa que queira utilizar-se desta ferramenta com milhões de acessos, como ferramenta de marketing para divulgar produtos, infoproduto ou serviços, para ampliar seus negócios.

      Natural que uma análise para um projeto de divulgação com fins comerciais exige que sejam observadas outras variáveis endógenas ou exógenas ao objeto a ser colocado para divulgação.

     Neste artigo, vamos apresentar dados de resultados de anúncios de produtos e infoprodutos em uma análise temporal que servem de parâmetros como ponto de partida para estudos mais profundos quando for montar um projeto para divulgação e transformar os gastos em investimento e faturamento recíproco.

O FACEBOOK ADS COMO FERRAMENTA DE MARKETING

      O Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio deles, será possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca, seu produto, infoproduto ou serviço no Facebook e Instagram, seja como pessoa jurídica ou física.

      Uma das características da plataforma do Facebook Ads é a simplicidade e dinamicidade para criar, alterar, incluir anúncios ou campanha e escolher o método que pretende alcançar os clientes em potenciais, podendo ser: clique, impressões, visualizações, mensagens, entre outros. Além de possibilitar a criatividade para dar qualidade no material que será divulgado e traduzir em resultados.

     Embora surjam crenças que o Facebook não tem papel tão relevante no Marketing Digital, mas, atualmente mais de 1 milhão de empresas investem cerca de 8 milhões de dólares em Ads por ano, para aproveitar do seu alcance. Faz-se necessário nesse contexto,  observar as características da mídia, definir o público-alvo e preparar um material que seja relevante.

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     E, como apontamos no início, vamos apresentar dados que precisam ser observados para que o anúncio atinja o seu objetivo, pois, sabe-se que em toda campanha de marketing existem pontos essenciais e importantes que precisam ser trabalhados ao considerar o público, seu objetivo principal e as variáveis exógenas ao anúncio ou campanha.

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ANALISANDO OS DADOS OBSERVADOS.

     O período de divulgação dos anúncios que vamos analisar neste artigo, corresponde ao período de 23.07 a 09.08.2021, envolvendo produtos e infoprodutos, acesso a links, em dias diferentes da semana. Também, torna-se necessário as variáveis externas ou exógena como os reflexos na economia de eventos sazonais, nas rendas das pessoas e no mercado de trabalho interferindo em todos negócios e ações das pessoas.

    Apresentando a preocupação com cada detalhe na definição da estratégia de marketing, o resultado final impacta nas limitações da capacidade de compras dos clientes em potencial.

1 –  Dados relacionados ao ALCANCE em potencial e do ALCANCE OBTIDO no intervalo observado, esclarecendo que os anúncios pagos ocorreram até 11.08.2021.

     Nesta primeira amostra das tendências podemos observar o tamanho do mercado disponível para trabalhar, ou seja, as habilidades e competências essenciais do marketing digital irá responder com grande parcela nos resultados após a observação das variáveis exógenas.

     O alcance pago atingido foi de 62,3 mil para 71,7 mil de impressões. Observa-se que o resultado foi satisfatório para os objetos divulgados.

ENCONTRANDO O PÚBLICO EM POTENCIAL.

    O alcance potencial estima quantas pessoas o seu anúncio poderia alcançar, atendendo  as opções de direcionamento e de posicionamento definidos ao criar um anúncio. Estas  estimativas são atualizadas em tempo real durante a criação do anúncio por meio de cálculo que considera os seguintes fatores:

  • Critério de direcionamento de anúncios e localizações de posicionamento.
  • O número de pessoas para as quais os anúncios foram exibidos nos Produtos do Facebook nos últimos 30 dias.
  • Com qual conteúdo as pessoas interagem no Facebook (como curtir uma Página).
  • Dados demográficos informados pelos próprios usuários, como idade e gênero.
  • Onde as pessoas veem os anúncios (por exemplo, no Feed de Notícias do Facebook ou no Instagram Stories).

     Esse público em potencial varia de acordo com diversas situações. Sua ilustração neste estudo é apenas para orientar o interessado quando deparar com o projeto de estruturar um anúncio.

     Estas informações são decisivas para estruturar um anúncio com grandes possibilidades de conversão. Importante também observar os dias da semana e horário em que os acessos são mais praticados pelos usuários para uma definição do intervalo da divulgação do objeto da campanha e otimizar seu aproveitamento

    As particularidades do objeto de divulgação irão orientar a definição do público-alvo, mas, pode-se observar nesses dados uma participação de 54,9% de mulheres e 45,1% de homens. O que não significa dizer que a melhor opção é divulgar produtos para mulheres a homens. Dados como ocupação, geração de renda, a cultura também tem suas influências.

    Há uma redução considerável a partir de 55 anos, com maior intensidade para homens de acessarem o Facebook e, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro concentram 11,19% de acessos à rede.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

    O Facebook é uma das ferramentas que deverá ser considerada na estruturado Marketing Digital devido ao seu alcance, abrangendo pessoas de todas idades, gêneros, localidades para ampliar os negócios tanto de pessoas jurídicas como físicas.

    Importa observar as características do objeto a ser divulgado, seja produto, infoproduto, marca, serviço, etc. para atender ao nicho do mercado relacionado ao objeto da divulgação, entender o público em potencial e detalhes como dia e horário em que os acessos são mais expressivos para convertê-los em negócios.

    Importante compreender também, que o Marketing Digital é uma aprendizagem constante devido à sua evolução e dinamicidade. Portanto há necessidade de estar alerta aos sinais que veem da rede.

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Luiz Carlos de Freitas

É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro e digital. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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