A CONVERGÊNCIA DO MARKETING DIGITAL NO FORTALECIMENTO DA MARCA NOS NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL

      Nesse artigo, discutimos sobre a convergência do marketing digital no fortalecimento da marca dos negócios na era digital. 

    Então, vamos compreender um pouco sobre essa área.

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     “Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Philip Kotler

     Portanto, tem-se que o objetivo do Marketing é identificar os desejos dos consumidores e gerar valor para criar relacionamentos com o público alvo.

Posicionamento: a palavra que resume o Marketing

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     Segundo Phillip Kotler, posicionamento pode ser usada como a palavra que resume o Marketing, pois é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

     Assim, enquanto aplicação podemos dizer que o posicionamento pode ser demonstrado pela seguinte fórmula:

Posicionamento = Segmentação + Diferenciação no mercado.

     Onde, pelo posicionamento, as estratégias visam localizar e focar no público-alvo que demandam o produto ou serviço e a diferenciação se relaciona com as ações endógenas ou exógenas que fazem o produto ou serviço mais vantajoso em relação aos concorrentes. Logo, percebe-se que a análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem da empresa no mercado ou do produtos e serviços..

     De forma mais direta, o posicionamento está relacionado com o tradicional 4Ps do Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção que se relacionam com as estratégias que resultam no empenho da empresa ou de sua marca em atender às expectativas e necessidades dos seus clientes.

     O posicionamento de mercado do produto ou serviço é um fator determinante na elaboração do planejamento estratégico do Marketing de uma empresa. E, para definir o posicionamento, a seleção do público-alvo, sua segmentação, compreender o perfil de compras dos seus consumidores, saber se diferenciar dos concorrentes são estratégias que precisam a ser trabalhadas para definição e conquista do mercado em que que atua.

     Portanto conforme Al Ries e Jack Trout, “Posicionamento é ocupar um lugar claro, distinguível e desejável na mente do consumidor”.

     Como era o marketing há 50, 100 anos atrás? Como era feita as escolhas dos produtos ou serviços pelas pessoas?

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AS FASES DO SURGIMENTO DO MARKETING NAS RELAÇÕES DE NEGÓCIOS

     De certa forma o marketing sempre esteve presente nas relações de compras e vendas na história e sua evolução a partir das relações mercado, da evolução da sociedade, da tecnologia e do comportamento dos consumidores que está relacionado com a própria lógica civilizatória e a educação.

     Marketing passou por muitas transformações desde que é conhecido desta forma. Vamos avançar mais um pouco.

     Ao longo dos anos, o Marketing evoluiu, passando por quatro fases: Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e, por último, Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, nos trouxe a definição do Marketing 4.0, que é o modelo que mais se adapta ao momento da Indústria 4.0.

     Então, veremos as fases do marketing e onde estamos no momento.

     Philip Kotler explica em seus livros que o marketing já passou por diferentes fases. Isso acontece porque a atividade acompanha a evolução do mercado, da sociedade, da tecnologia e, principalmente, do comportamento dos consumidores, com os quase devem criar uma conexão.

     Atualmente, vivemos a quarta fase, chamada de Marketing 4.0. Portanto, já passamos pelo Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. A seguir, você vai saber do que elas tratam.

     Porém, não pense que um estágio vem para substituir o outro. Ainda existem empresas vivendo nas fases anteriores, porque não reagiram às mudanças.

     Mas Kotler deixa claro que quem souber se adaptar a cada momento tem mais chances de sucesso no mercado, ok?

     Então, acompanhe agora a evolução e pense em que fase a sua empresa está.

     Marketing 1.0. Nessa fase o marketing era focado no produto, na sua venda. Na era industrial, no início do século XVIII, o objetivo era vender os produtos fabricados a todos os consumidores que os demandassem. Buscava sua padronização para reduzir os custos de produção e promover vendas em grande escala.

     Marketing 2.0. A partir da década de 80, no início da era da informação e do conhecimento tendo os consumidores desenvolvendo autonomia para tomadas de decisão, o mercado deparava com grandes quantidades de produtos semelhantes, o que define um grande poder de Barbalha dos consumidores.

      Nestas condições, o valor do produto passou a ser definido pelos clientes no momento de sua escolha, obrigando os profissionais de marketing a segmentar o mercado e desenvolver produto diferenciado e que atendesse às expectativas e necessidades do mercado-alvo. 

     Marketing 3.0. Dois aspectos importantes são observados nesta fase.

     Primeiro. O marketing é voltado para os valores, ou seja, os consumidores começam a ser tratados como humanos em sua plenitude, com pensamentos, escolhas, sentimentos. Com a crescente preocupação com a justiça social, ambiental e financeira, as pessoas buscam empresas que abordem essas preocupações em sua missão, visão e valores. Elas procuram nos produtos e serviços, a satisfação funcional e emocional, quanto a espiritual.

      Segundo. O Marketing 3.0 entra na era da internet e entra em cena. A sociedade se torna digital, conectada, sem fronteiras. As pessoas ganham o poder de se manifestar em sites, blogs e redes sociais e serem ouvidas do outro lado do mundo. Neste novo contexto a hierarquia das relações comerciais se invertem com o aumento de poder dos consumidores.

     Mais uma vez o marketing teve que se adaptar porque não fazia mais sentido  tratar os consumidores por segmentos ou como alvos, pois a essência humana para a ocupar o espaço nesta relação.

     Neste contexto, com seus valores humanos, os consumidores se tornam únicos e precisam ser atendidos como o personagem mais importante pela empresa, que deve criar estratégias personalizadas para cada pessoa, conforme as suas necessidades, dores, interesses e comportamentos.

     E, para que possam comunicar com os consumidores, as marcas também devem assumir traços que considerem os valores humanos. É nesse sentido que as empresas passam a definir valores e princípios e se envolver em causas sociais e ambientais, demonstrando a sua humanidade e preocupação com o futuro do planeta, por exemplo.

     Os consumidores não querem mais apenas empresas que vendem produtos ― eles querem marcas que assumam compromissos com a sociedade, com o ambiente, com as futuras gerações.

     Marketing 4.0. É a última etapa do marketing publicada por Kotler e a que mais se adequa ao cenário atual.

Se o Marketing 3.0 surge na era da internet, o Marketing 4.0 é marcado pela economia digital. Do e-commerce, do marketing digital, das redes sociais e da conectividade. A conectividade eliminou fronteiras e barreiras econômicas e sociais e transformou a sociedade, o que levou Kotler a identificar o surgimento de uma nova era, relatada em seu livro “Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital”, de 2016.

     É o estágio que vivemos atualmente, em que a internet estabelece todos os limites das vidas das pessoas, organizações e nações. Atualmente, pesquisar, comprar, estudar, conversar, se informar pelo uso da internet é regra do cotidiano.

     Há 12 anos atuando nos segmentos de venda de peças para motos, equipamentos para motociclistas, a Grid Motors tornou-se referência no Brasil em qualidade de produtos comercializados e eficiência.  

     E, quais são os efeitos e transformação destas fases?

     A conectividade muda também as estratégias das empresas porque está transformando as relações de consumo, as decisões de compras, os padrões sociais e as estruturas de poder. Então, o marketing também se direciona para utilizar a transformação digital nas estratégias de relacionamento e comercialização e manter-se competitiva.

     O Marketing 4.0 consiste na compreensão desse novo cenário hiperconectado e da mudança de mindset das empresas para uma lógica mais inclusiva, horizontal e social. O resultado disso é o surgimento de grandes plataformas de marketing e publicidade que concentram de marcas renomadas a marcas embrionárias para aumentar o alcance com o uso do marketplace, do marketing de afiliado, e marketing digital direto.

     Trata-se de uma mudança muito mais profunda do que angariar likes nas redes sociais e acesso ao site.

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A VOZ ESPONTÂNEA DO CLIENTE E SUA INFLUÊNCIA NAS DECISÕES DE MARKETING.

     Na era digital, a voz do cliente pode ser ouvida sem qualquer estímulo para isso. Apenas por sua iniciativa em função das facilidades de acesso pelo advento da tecnologia e sua autonomia de escolha e decisão.

     As estratégias do e-commerce e do marketing digital surgem como adicionais aos negócios e possibilitam maior alcance no mercado, das vendas e do faturamento.

     E quais são os alcances possíveis a partir de estratégias de marketing digital nos negócios e valorização da marca?

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     Continue a leitura e confira os benefícios que o marketing traz para a empresa.

     Aumento das vendas. É o objetivo que possibilita a existência da empresa. Da vida da empresa. Mas, também, pode ser o objetivo, não o único porque isolada, esta ação não se sustenta. Então, os objetivos de marketing não se limitam a aumento das vendas e deve focar também em atrair e converter clientes em potenciais.

     Fidelizar clientes. Isso se torna ainda mais importante, quando lembramos que é mais fácil realizar novos negócio com clientes em sua carteira a conquistar novos. Nisso todos concordam e sabe que não é só mais fácil, como também com custo menor.

     Para Philip Kotlerfidelizar clientes está entre os principais objetivos das ações de marketing no mercado. É por meio dele que as empresas conseguem conquistar a lealdade do consumidor fiel e fazer com que negociem com mais frequência, ou seja, com maior fidelidade.

     Existem várias estratégias de marketing focadas na fidelização de clientes, o que os incentiva a se manterem engajados com a marca mesmo após a compra. Algumas delas que podem ser utilizadas: marketing de conteúdomarketing de relacionamento e upsell.

     Aumentar a visibilidade da marca e dos produtos ou serviços. A consistência e aceitação da marca no mercado é um grande diferencial e deverá ser trabalhada em todos os sentidos e com ações de marketing, associada à eficácia na gestão organizacional  

     Portanto, percebe-se que o marketing e a publicidade andam sempre juntos, pois, são duas práticas que funcionam a partir da pesquisa de mercado, do estudo das personas e da divulgação. Somente assim os negócios atingirão o objeto que é o crescimento e a lucratividade.

     As ferramentas do marketing digital associadas às estratégias de e-commerce darão visibilizada aos negócios e consequentemente o alcance dos objetivos.

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     Fortalecer a marca. Objetivos de marketing que visam o fortalecimento de marca têm um nome: branding.

     É chamado de branding o conjunto de técnicas usadas para tornar uma marca mais forte, consolidá-la ao mercado e melhorar a sua percepção perante o público.

     Um bom exemplo de branding é a Coca-Cola, a Nike, a Brahma, que deixaram de ser compradas apenas como um simples produto e sim como uma marca, um símbolo.

     Você sabe o que branding? O próximo artigo desse site será sobre esse tema. Fique atento.

     Construir boas relações. Os objetivos de marketing que visam a construção ou o melhoramento de boas relações com os clientes podem ser encontrados em maior parte na área do marketing de relacionamento.

     O marketing explica que esse relacionamento precisa ser praticado desde a pré-venda, quando os potenciais clientes vão pesquisar as soluções para os seus problemas até a utilização satisfatória pelo cliente do produto ou serviço.

     Algumas formas de construção do relacionamento com os clientes.

     Com a produção de conteúdo relevante em uma estratégia de marketing de conteúdo e ao enviar materiais educativos nas ferramentas de digitais..

     No monitoramento das redes sociais e pela interação com seguidores que necessitam de esclarecimentos de dúvidas na relação com a empresa para ajudar na tomada de decisão de negociar ou renegociar com a empresa. A era digital possibilita uma relação que encante o cliente mesmo sem a presença no ambiente físico.

 

     Conquistando o público-alvo. Estratégias como marketing de conteúdo e inbound marketing são extremamente úteis para educar o mercado e ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas e, quando eles são bem elaborados e direcionados podem atrair, engajar, converter e levar os consumidores mais rapidamente à decisão de compra devido ao seu maior conhecimento sobre o que está procurando.

     São exemplos de marketing de conteúdo eficiente, a disponibilização de vídeos, ebooks, blogs com foco direcionado ao público que se pretende alcançar. Então, toda ação que visa criar valor da marca ou produto e serviço contribui com o potencial cliente na tomada de decisão de realização da compra, por exemplo.

     Você tem um negócio e deseja suar o marketing de conteúdo como atração do público? Então comece a pesar e agir porque os resultados são satisfatórios.

     Praticar do endomarketing. Tem como objetivo engajar a equipe com os propósitos, metas e valores da organização, ou seja, não pode desenvolver estratégias de marketing sem o envolvimento dos colaboradores.

     As estratégias de marketing não são direcionadas somente aos clientes, consumidores e parceiros de negócio. Precisam ser direcionadas para o público interno da empresa.

     Os colaboradores que fazem parte das estratégias de marketing.

     E como essa sincronização se torna possível? Com a prática de eventos internos, premiações e reconhecimentos contribuem muito para a eficiência dessas ações de marketing.

     Ademais o capital humano da empresa é o ativo mais importante para o sucesso de qualquer negócio e como tal deve participar ativamente dos processos de tomadas de decisão e nos resultados. E precisam ser motivados para o desempenho de suas funções.

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

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     Valorizar a marca ou o produto e serviço de uma organização empresarial depende não só de processos de gestão eficazes para levar os negócios aos objetivos estabelecidos como desenvolver estratégias de marketing que estabeleçam uma relação estreita com os seus clientes.

     A definição do nicho do mercado a ser atendido possibilita a definição de estratégias de posicionamento e capacidade de competição pela segmentação e diferenciação e valorização da marca com aumento da lucratividade, que é o objetivo final de todo negócio.

     As ferramentas do marketing digital surgem como instrumento de ação para superar a concorrência. A era dos negócios digitais, nas lojas virtuais, do aperfeiçoamento do e-commerce não implica na superposição do marketing digital como estratégia definitiva e sim como uma variável a ser utilizada devido ao crescimento da TIC e mente digital dos consumidores e da sociedade.

     O objetivo do marketing continua o mesmo que é a conquista e satisfação dos clientes.

     A necessidade de gestão dos processos e da qualidade mantem sua importância na criação das condições para o atendimento da satisfação do cliente.

     O envolvimento dos colaboradores ou a prática do endomarketing permanece na centralidade de valorização do ativo mais importante da empresa que é o capital humano.

     Não há separação entre o marketing conhecido como função de continuidade dos negócios da empresa, do produto ou serviço e o tão falado marketing digital. Este é instrumento na engrenagem das estratégias adotadas pela empresa para valorização da marca ou de produto e serviços.

    Erra quem pensa diferente.

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Luiz Carlos Freitas

     É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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