COMO DEFINIR A MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO

Você trabalhador, gestor, administrador, empreendedor dá importância para a missão, para a visão e os valores do seu ambiente, da organização, dos negócios? Você sabe como essas estratégias estão funcionando?

Pois, bem, neste artigo vamos trazer os conceitos e a importância de enraizar a missão e os valores previstos para o negócios, para o ambiente e perseguir a visão projetada no planejamento estratégico. 

Boa leitura!

É natural que não vamos explorar as ferramentas do planejamento estratégico que se faz essencial na maioria dos projetos que idealizamos e nas conquistas que buscamos .

Esses conceitos são fundamentais para a vitalidade da organização, pois estão ligados diretamente à essência e aos objetivos que se propõe, mas, devido o foco do dos agentes nas organizações serem o resultado, ou seja, a produção, o lucro, o resultado acabam não dando tanta importância ao comportamento das pessoas envolvidos nesses conceitos.

É natural que não vamos explorar as ferramentas do planejamento estratégico que se faz essencial na maioria dos projetos que idealizamos e nas conquistas que buscamos, por isso vamos explorar somente esses três conceitos que são importantes para a vitalidade de todo negócio ou atividade. 

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ENTENDENDO A ESSÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO, DO TRABALHO OU ATIVIDADE

Sempre quando temos contato com alguma organização, instituição ou pessoa para realização de necessidade podemos perceber qual a essência da organzação nos diversos momentos que precisamos: na recepção, na forma de comunicação, na forma de apresentar o produto ou serviço, ou seja, nos cuidados que as pessoas se envolvem o fato ou como os produtos e serviços são entregues.

Estamos falando do que pode traduzir na essência da organização, como ela se coloca para o exterior e essa resposta é resultados de como ela trabalha do que é essencial no comportamento, linha de trabalho, respeito ao cliente, comunidade e concorrentes.

E assim vai definindo sua imagem, sua marca a partir de cada ação, de atitude que estão definidas nos seus propósitos, nos seus objetivos a partir da implementação de uma missão bem clara e orienta a essência dos processos internos e do comportamento do quadro de pessoal em todos níveis hierárquicos.

Definir uma visão clara, objetiva e factível no planejamento e que seja perseguida por todos, em cada fase dos processos, em cada etapa da produção, em cada replanejamento.

Se falamos no comportamento e na ambição de crescimento, não podemos deixar de incluir nesse arcabouço os valores que definem as características essenciais que erradiam pela organização e que podem ser percebidos pelos agentes internos e externos como raiz da essência do comportamentos e da ação em todas oportunidades.

Então, vamos detalhar um pouco sobre esses conceitos?

O QUE É MISSÃO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

A missão a razão de existir da organização e a perpetuidade no tempo diante dos desafios, ajustes e resultados.

Para ilustrar o entendimento de missão vamos apresentar alguns conhecimentos de missão de autores importantes no segmento de negócios.

Para Ackoff(1986) as declarações de missão deverão, como critério fundamental poder ser postas em prática e ser provada. O autor defende que as missões tenham objetivos mensuráveis, que diferenciem a empresa das demais, identificando as suas aspirações, ao invés apenas de seu negócio, de modo a servir de inspiração para as pessoas envolvidas com a organização.

Para Philip Kotler, “Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. Assim ente de que a missão é um exercício de aprendizagem e autoavaliação da evolução da organização. Portanto, a missão deve responder à pergunta que dá sentido a existência da organização: para que existimos? Qual é nossa razão de ser?

Peter Drucker afirma que a missão é o que define uma empresa, e, ignifica que a missão da empresa deve refletir aquilo que a organização tem de especial e a diferencia das demais, o que chamamos de proposta de valor.

Segundo Chiavenato (2005, p. 63) diz que “a missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde  e como conduzir o negócio”.

Para Müller (2003), a missão organizacional deve esclarecer o compromisso e o dever da empresa para com a sociedade, ou seja, a missão deve apresentar flexibilidade para adaptar-se às mudanças ambientais, levando em consideração o seu segmento-alvo, tecnologia, benefícios demandados e oferecidos, além das crenças e valores dos dirigentes.

Para Costa (2007), a missão de uma empresa deve responder a duas questões básicas: O que é? E para que ela serve? Respondendo tais questionamentos é possível a elaboração da missão, que nada mais é do que a resposta a essas duas questões. Como mencionado, a missão é um alicerce para a empresa. Esse alicerce é tão forte que pode conduzir todo o processo de planejamento estratégico de uma empresa.

Para Rossi e Luce (2002), a missão representa o papel desempenhado pela organização em seu negócio, oferecendo uma realidade na definição de negócio da organização

Valadares (2002) define a missão como sendo a razão de ser de uma empresa. É o que orienta os objetivos e as estratégias organizacionais e deve ser clara e objeiva para ser compreendida e praticada por toda organização.

Vasconcellos e Pagnoncelli (2001) afirmam que, embora várias empresas possam atuar no mesmo negócio, o que as distingue, efetivamente, é a sua missão. Para os autores, a concorrência se dá justamente pelo fato de algumas missões de empresas atuando no mesmo negócio serem semelhantes.

Para Djalma Pinho de REBOUÇAS de Oliveira, um dos principais autores do tema Planejamento Estratégico divide em quatro etapas, a saber: estabelecimento da missão da empresa; estabeleccimento dos propósitos atuais e potenciais; estruturação e debate de cenários; estabelecimento da postura estratégica e Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas.

Portanto, para  REBOUÇAS a primeira etapa que é o estabelecimento da missão propriamente dita que é a determinação do motivo central da existência da empresa e deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo, e não em termos de simplesmente oferecer algum produto ou serviço ao mercado. Missão é “para que serve” a organização!

Então, como formalizar a missão de minha organização, meu negócio, meu projeto?

 Vamos alguns exemplos:

Coca-Cola: “Buscamos refrescar o mundo em corpo, mente e espírito”.

Google: Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.

Microsoft: Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.

McDonald’s: Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia num ambiente limpo e agradável.

Nike: Vender artigos esportivos, buscando inovação tecnológica e proporcionando conforto para seus clientes

Avon: Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, de serviços e de autorrealização das mulheres no mundo todo.

Apple: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, a educadores, a profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

Wallmart: Vender por menos para as pessoas viverem melhor.

Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e em valor nutricional que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

Samsung: Construir um mundo melhor através de negócios diversificados que hoje incluem tecnologia avançada, semicondutores, arranha-céus e construções de fábricas, petroquímicos, moda, medicina, finanças, hotéis e mais.

Disney: “Levar alegria para todas as pessoas do mundo”.

Nubank tem um bom exemplo de missão de startup:

“Combater a baixa bancarização no Brasil, trazendo opções mais acessíveis e desburocratizadas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente do mundo”.

Natura: “Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum”.

Kopenhagen: “Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade”.

Cacau Show. “Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            A definição da missão da empresa não deve ser apenas uma frase de efeito, atrativa para seus clientes e colaboradores. Deverá conter os termos que sejam definidores das ações, das atitudes que irão orientar os colaboradores, os fornecedores e todos agentes externos na relação com a organização

            Portanto, a missão deverá ser real e definidora da essência da existência da organização e que a possibilite ser longeva no mercado em que atua.

            Os colaboradores deverá perceber que suas atitudes estão de acordo com esses objetivos e os clientes atendidos de acordo com essa premissa.

            Pensar e definir a missão da organização e mostrar a razão de sua existência e seus objetivos de longo prazo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ACKOFF, R. L. Management in small doses. Nova York: John Wiley & Sons, 1986.

CARVALHO. F., Práticas de planejamento estratégico e sua aplicação em organização do terceiro setor. 2004. p, 207. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo faculdade de economia, administração e contabilidade departamento de administração programa de pós-graduação em administração. São Paulo, 2004.

CHIAVENATO, I., Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. P. 528

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KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

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MÜLLER, C. J . Modelo de Gestão Integrando Planejamento Estratégico, Sistemas de Avaliação de Desempenho e Gerenciamento de Processos (MEIO- Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações). Porto Alegre: UFRGS, 2003. Tese (Doutora do em Engenharia) – Escola de Engenharia, Universid ade Federa l do Rio Grande do Sul, 2003

RODRIGUES, M. R. A.,TORRES M. C. S., FILHO J. M., LOBATO. D. M, Estratégia de empresas. 9.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009. 528p

ROSSI, C.A.V.; LUCE, F.B. Construção e proposição de um modelo de planejamento estratégico baseado em 10 anos de experiência. In: ENC ONTRO ANUAL DA.

VALADARES, M.C.B. Planejamento Estratégico Empresarial. QualityMark, Rio de janeiro, 2002.

VASCONCELLOS, P. de; PAGNONCELLI, D. Construindo estratégias para competir  no Século XXI. Rio de J aneiro: Campus, 2001.

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