Nesse artigo apresentando dicas essenciais para fortalecer a marca no negócio digital bem como as ferramentas em sua estrutura.
O que é uma marca?
Segundo a American Marketing Association, “Marca é o nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o bem ou serviço de um vendedor e o que o diferencia dos outros”.
Imagine os desafios dos profissionais de marketing na época em que o cliente conhecia a empresa ou o produto ou serviço quando deslocava até a loja física e assim fazer com que eles tomassem conhecimento de sua marca, de seu negócio. Mas imagine também, como fazer uma marcar forte e valorizada em um mercado em que tudo parece igual, todos produtos e empresas são iguais. São desafios diferentes, mas, são desafios perturbadores para o cotidiano dos negócios.
A combinação de conhecimentos das estratégias necessárias de como valorizar a marca do seu negócio, da sua empresa ou do seu produto ou serviço e das ferramentas digitais disponíveis para alcançar clientes potenciais extremamente sensíveis e dinâmicos, constituem-se no grande desafio dos gestores para obter sucesso nos negócios.
Assim, vemos que a marca do negócio supera o logotipo, as cores, o símbolo que o representa. Quando o cliente adquire um produto ou serviço, suas expectativas superam os benefícios diretos que os mesmos lhe proporcionam e avançam para os aspectos mais íntimos de relação com sua felicidade, sua satisfação, sua realização. Então, a marca do negócio determina a essência de sua existência, procura interagir com o cliente de forma lhe oferecer estilo de vida, traços de personalidade e forneçam benefícios para sua realização pessoal, moral e social.
É esse o pressuposto do negócio a ser construído e orientação das etapas da implantação ou gestão dos negócios porque a estratégia de marketing deverá se basear nestas orientações e levar ao potencial cliente o que será construído em sua essência, caso contrário haverá um trabalho de marketing distante do que da realidade essencial da marca que se propõe. E assim o negócio terá a consistência necessária para identificação com as expectativas dos clientes e construir um bom relacionamento e engajamento para alcançar os objetivos planejados.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NO FORTALECIMENO DA MARCA
A forma como a marca é lembrada, seja pela cor como a o McDonalds, Coca Cola e Bobs, seja pela tecnologia como Apple e Microsoft, nota-se que o valor da marca combinada com a empatia construída com os clientes é o diferencial de qualidade, de satisfação, de relacionamento no mercado. E nesse contexto vamos alinhar as estratégias fundamentais para a construção da marca no tempo.
São eles:
Construa o diferencial da marca. A oferta de produtos é grande o suficiente para passar a impressão de que todos são iguais e atendem às mesmas necessidades. Sendo assim, a valorização da marcar se dará nos detalhes, ou seja, na qualidade intrínseca, no atendimento, nos serviços adicionais, nas facilidades de pagamento e promoções.
Defina o público e suas personas. Desenvolver uma análise perfeita do seu público, identificar suas características e definir as personas de seu negócio. Definir os grupos de pessoas o nicho que será atendido.
Defina a personalidade e o tom da marca. Definir o tom de voz e a personalidade da marca é um ponto importante para que ela seja lembrada mais facilmente pelo seu público-alvo, de modo a favorecer o marketing de relacionamento do seu negócio. Isso envolve, por exemplo, os termos usados pela empresa em campanhas, posts, impressos etc. e a maneira com que seus colaboradores se dirigem aos clientes.
Desenvolva a identidade visual da marca. A identidade visual é o diferencial para reforçar a marca na mente do cliente ou potencial cliente. Para isso, é preciso investir em um bom logo, em cores que estejam condizentes com os valores e o segmento da empresa, em designs especiais etc. Sendo assim, têm-se que a identidade visual deve estar sintonizada com a imagem que a organização deseja passar e com o estilo das pessoas com as quais quer se conectar.
Envolva a marca com causas sociais. Apoiar uma causa social, ambiental, cultural, entre outras é uma excelente oportunidade de tornar sua marca relevante. Além de agregar maior seriedade, pode atrair mais facilmente pessoas que se identificam com essa causa, tornando-as clientes engajados.
Nas próximas publicações vamos aprofundar um pouco mais a construção da marca e as estratégias de branding.
Estimule os colaboradores na valorização da marca. Os clientes reais e os potenciais clientes percebem quando os colaboradores estão envolvidos com a marca e seu fortalecimento. Por isso, é essencial que haja um incentivo e também um engajamento entre os colaboradores de todos os níveis.
Valorize o marketing online e offline. O marketing é uma parte essencial para o sucesso das empresas e, por esse motivo, deve ser trabalhado de modo eficaz. Antes de tudo, é importante deixar claro que adotar um tipo de marketing não significa, definitivamente, que o outro deva ser descartado.
Invista na comunicação para melhorar a imagem da empresa. Esse é um ponto que deve ser visto com muita atenção para melhorar a imagem da empresa. Da mesma maneira que não vale a pena oferecer produtos de qualidade sem ter uma marca reconhecida no mercado, também não adianta não investir em uma boa comunicação.
Construa autoridade digital. Todos sabem que estamos vivenciando a era da digitalização. Assim, fazer um bom posicionamento da marca no meio virtual é uma necessidade. Uma empresa que não tem um e-commerce perde espaço e clientes. Afinal, para que se limitar a uma única cidade quando você pode vender para o mundo inteiro? As ferramentas do marketing digital no e-commerce ampliaram a capacidade da de crescimento da marca.
Construir a marca de seus negócios é difícil, desenvolvê-la e mantê-la competitiva é o grande desafio ne mercado em que a tecnologia alinha o comportamento das empresas e dos clientes.
A simbologia na marca como imagem, cor, voz, mensagem deverão transmitir aos clientes uma verdade incontestável e alcançar o que há de mais sensível no cliente por que o produto ou serviço vendido tem por objetivo satisfazer expectativas e conquistar fidelização.
A construção da imagem está relacionada à utilização de estratégias que passa pelo envolvimento dos colaboradores, na utilização de metodologias e ferramentas de marketing digital no e-commerce para atender ao grupo de clientes a que a empresa identificou como sendo seus personas no relacionamento dos negócios.
A construção da imagem da empresa é uma ação do cotidiano observando a evolução da tecnologia e do comportamento dos clientes.
Luiz Carlos Freitas
É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.
Marcas fortalecidas no mercado a partir das ferramentas do marketing digital e e-commerce.