ECONOMIA CIRCULAR NO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

          Como se tornar profissional em energia solar fotovoltaica, fazer projetos de instalação de energia solar, comercializar e implantar projeto de energia solar fotovoltaica e ampliar a economia circular.

O QUE É ECONOMIA CIRCULAR?

          Economia Circular é um conceito estratégico que orienta as decisões de produção e que tem por objetivo a redução de matérias primas originais, natas e se orienta na reutilização, recuperação e reciclagem de matérias e energia.

        Nesse sentido, associa o desenvolvimento econômico mediante a melhor utilização dos recursos naturais, por meio de modelos de negócios e da otimização dos processos de fabricação com menor dependência de matérias primas naturais, dando prioridade aos insumos duráveis, que podem ser reciclados e são renováveis.

      Assim, podemos observar que a substituição da premissa de fim-de-vida da economia linear, com a criação de novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.

      A Economia Circular cria um campo de conhecimento no ambiente de negócios, a produção e o consumo que se inspira no meio ambiente, cujo mecanismo do ecossistema tem capacidade de gerar os recursos a longo prazo em processo contínuo de reabsorção e reciclagem.

      O objetivo final é promover modelo econômico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. Para dar a resposta esperada, esse modelo exige compatibilidade técnica e econômica, capacidades e atividades produtivas. Também, necessita de enquadramento social e institucional com incentivos e valores.  

       A disseminação desse modelo econômico trará benefícios todos os povos e nações de curto prazo e gera oportunidades estratégicas de longo prazo face a desafios como:

  • Volatilidade no preço das matérias-primas e limitação dos riscos de fornecimento
  • Novas relações com o cliente, programas de retoma, novos modelos de negócio
  • Melhorar a competitividade da economia – “first mover advantages”
  • Contribuir para a conservação do capital natural, redução da emissões e resíduos e combate às alterações climáticas
Curso Online e Ao Vivo de Instalação de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica. Acesse e confira.

O QUE É ECONOMIA CIRCULAR?

         No Brasil, foi implementada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma lei (Lei nº 12.305/10) que tem por objetivo organizar a forma como o país deverá manipular com o lixo com exigência dos setores a transparência no gerenciamento de seus resíduos.

            Curso Online e Ao Vivo de Vendas de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica. Acesse aqui.

      Com erra regularização, o modelo de economia circular possibilita às indústrias, aliado à tecnologia, controlar os estoques finitos e equilibrar os recursos renováveis das empresas, propiciando sistemas industriais integrados, restaurativos e regenerativos.

     Surge a responsabilidade compartilhada de todos os envolvidos no ciclo de produção para alcançar a redução dos resíduos sólidos e pela adoção de medidas mais sustentáveis.

      O resultado pode ser visto com dados da CNI de 2019 que aponta que 76% das empresas brasileiras já desenvolviam alguma iniciativa de economia circular, tais como prática de reuso de água, reciclagem de matérias e logística reversa são as principais implementações observados no país.

     Importante que as empresas brasileiras perceberam que as práticas relacionadas à economia circular podem contribuir para a geração de empregos tanto na própria empresa como na cadeia de produção do setor

     Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, esse é o início para a inserção do Brasil na economia de baixo carbono. Diz ele, “para isso, é imprescindível a ação articulada entre iniciativa privada, governo, academia e sociedade no sentido de criar novas formas de produzir e consumir”.

       Considerando a importância da implementação da economia circular na indústria, a CNI desenvolveu uma série de ações voltadas ao auxílio e construção deste modelo.

       Cuidar do meio ambiente vai além da proteção dos recursos naturais. Aproveitar-se do que ele nos fornece com sabedoria e responsabilidade depende do avanço científico. 

     Continue lendo e veja como a energia solar fotovoltaica cresce para minimizar os impactos da utilização dos recursos naturais. 

Seja afiliado do Curso Engenharia sa Qualidade e Produtividade 1.0 e ajude pessoas, gestoes, empreendedores a crescerem.

O SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO NA ECONOMIA CIRCULAR

         No mesmo segmento do setor produtivo que busca ampliar a utilização do modelo econômico da economia circular com a reutilização das matérias primas, eliminação de resíduos e estabelecendo novos critérios de utilização recursos naturais finitos, surge o Sistema de Energia Solar Fotovoltaico como recurso para utilização dos recursos naturais disponíveis e transformar em energia e com isso reduzindo a exploração dos recursos naturais finitos com hidrelétricas espalhadas pelo território.

      A energia solar é uma fonte de energia alternativa e abundante no Brasil, renovável, limpa e sustentável e poderá alavancar o parque industrial e gerar muitas oportunidades de investimento pessoais, trabalho e valor agregado para os negócios.

       Muitas oportunidades de trabalho e profissões surgem como desenvolvedor de projeto de Sistema de Energia Solar fotovoltaica. Veja aqui..

      Um dos fatores importantes é ser uma fonte de energia limpa e natural pois é produzida a partir da luz solar, mesmo em dias com baixa luminosidade ou até mesmo chuvoso. Com certeza produzirá maior quantidade de eletricidade quando maior for a radiação.

       Então, como a energia solar fotovoltaica está relacionada à luz solar, quanto maior for a incidência de radiação solar sobre o conjunto de placas solares instaladas, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.

Luiz Carlos Freitas

        É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *