ENGENHARIA DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NAS EMPRESAS.

         A Engenharia da Qualidade e Produtividade tem por objetivo a otimização dos resultados utilizando as ferramentas da qualidade e produtividade para possibilitar uma análise quantitativa e qualitativa nos processos utilizados na produção nas organizações de manufaturas ou serviços para otimizar os resultados dos produtos e serviços e atender a conformidade de acordo com os padrões e expectativas dos clientes.

          A Quarta Revolução Industrial ou a Indústria 4.0 impulsiona novas formas de executar tarefas, produção, a vida das pessoas com a utilização de soluções avançadas como IoT, impressoras 3D e outros equipamentos e ferramentas estão mudando os processos de produção, aumentando a produtividade e abrindo oportunidades de evolução da humanidade. 

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        A gestão da qualidade ganhou desafios de incorporação de novas tecnologias ao Sistema de gestão da Qualidade implementado na organização, manter-se atualizada e, atender aos seus cientes e conquistar novos mercados.

       Não significa que as bases que norteiam a gestão integrada da qualidade tenham perdido espaço. As ferramentas de base quantitativa fundamentada nas 7 Ferramentas Antigas da Qualidade orientam a otimização da realização do diagnóstico, da coleta, tratamento e análise dos dados.

       As 7 novas ferramentas novas ferramentas, complementam as antigas e fornecem elementos que vão orientar a gestão da qualidade a partir dos dados apurados com as ferramentas de base quantitativa.

       E as demais metodologias como o PDCA, o CCQ, O FQD, o FMEA, o Six Sigma, Poka Yoke, método Tagushi e outros compõem o arcabouço científico e empírico para fazer com que um Sistema de Gestão da Qualidade se mantenha no longo prazo.

       Continue sua leitura porque nesse artigo vamos apresentar fundamentos da engenharia da qualidade e produtividade com objetivo de alcançar a Gestão da Qualidade Total em organização de manufatura ou serviço.

       E aí podemos perguntar: o que é um Sistema de Gestão da Qualidade?

       A gestão da qualidade é uma base estrutura para orientar os colaboradores, os gestores e a alta direção com objetivo de eliminar falhas nos processos e consequentemente falhas nos produtos ou serviços oferecidos aos clientes.

      Portanto, direciona todas ações na gestão e atuação nos processos para atender e satisfazer os seus clientes, ou seja, o foco principal da gestão da qualidade é atender às necessidades dos clientes e empenhar-se em exceder as expectativas

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         Outro aspecto de grande importância é a necessidade de se vincular os programas de qualidade ao planejamento estratégico, com visão de longo prazo. Isto significa que o sistema de gestão da qualidade deverá se constituir em estratégia competitiva.

        Assim, todos colaboradores estão produzindo qualidade em cada atitude, em cada tarefa executada. Sempre perseguindo a satisfação do cliente.

       “A qualidade é o inverso do dano provocado na sociedade por um produto, desde a altura em que é concebido até ao fim da sua utilização” (Taguchi, G.).

       Assim podemos entender que o principal objetivo deverá ser o atendimento às expectativas do cliente ou do nicho do mercado em que atende. Isso não significa que a existência de um programa de qualidade esteja associada à alguma certificação como ISO 9000, 14000, ou outra de acordo com as características com a natureza da organização.

       Praticar a qualidade total deverá ser um modo de pensar, de agir, de compreender a razão de existência do negócio que é conquistar, manter, e fidelizar clientes. Isso é mudança de comportamento, de cultura para um nível mais elevado.

Depois de alguns anos de atividades no setor produtivo e acadêmico resolvi organizar em livro os conhecimentos, habilidades, ferramentas e metodologias fundamentais na área de gestão da qualidade, tanto para estudantes, como para profissionais, gestores, empreendedores que entendam que a implementação da cultura da qualidade nas organizações tem grande importância, pois, altas tecnologias da informação, comunicação e gestão para serem utilizadas necessitam das pessoas, de seu envolvimento e compromisso em oferecer o melhor para seus clientes.

COMO PREPARAR A ORGANIZAÇÃO PARA UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE?

         A qualidade total deverá ser um modo de comportamento, uma atitude que deverá orientar todos colaboradores, gestores e os processos para alcançar a conformidade dos produtos e serviços de acordo com os padrões esperados pelos clientes.

         A alta direção será a força motora de uma nova diretriz que envolva todos os quadros e processos, sua crença e incentivo será importante para formar a sinergia que mude a organização para um patamar mais elevado, ou seja, haja uma mudança de paradigma.

       Esse período de preparação deverá ter o tempo necessário para que seja disseminada a proposta de do Sistema de Gestão da Qualidade ações como treinamentos relacionados a comportamento organizacional, aspectos técnicos em relação às ferramentas e metodologias a serem empregadas deverão ser adotadas.

       É importante ter um modelo estruturado seja na forma de curso, treinamento online, ebook para a implementação de um programa de qualidade e o curso Engenharia da Qualidade e Produtividade e apresentação uma metodologia e estruturação de manual qualidade assertivo.

        No processo de preparação da organização para implementação de um programa de qualidade deverá se ocupar de algumas etapas que vamos alinhar a seguir.

       Definição das políticas e diretrizes pela alta direção que deverá socializada por toda gerência.

       Estabelecer estratégias para disseminação das diretrizes com a organização de encontros, treinamentos voltados para mudanças comportamentais, relacionadas às necessidades técnicas no exercício de suas atividades.

       Definir a missão da organização voltada para um patamar mais elevado de participação em seu ramo de atividade.

        Definir a visão, ou seja, o quanto de crescimento pretende com a implementação de um sistema de gestão de qualidade com vista a prática da qualidade total.

       Conhecer profundamente seus clientes, seus hábitos, costumes e suas expectativas e promover uma gestão de processos em os padrões de qualidade se tornem o desafio permanente, ou, seja, atender a conformidade nos padrões de qualidade.

       Promover uma gestão dos processos de forma contínua, utilizando das ferramentas quantitativas e qualitativas par eliminar possibilidade de falhas.

        Implementar a política da melhoria contínua pelos estudos de tempos e movimentos e aumentar a produtividade em todas etapas do processo de produção.

        A qualidade é responsabilidade de todos independentemente da atividade, da tarefa, do estágio do processo. Todo trabalho tem por objetivo atender ao cliente final. Assim todos colaboradores precisam incorporar em suas atitudes a busca pela qualidade total, ou seja, no final do processo produtivo o cliente será atendido de acordo com suas expectativas.

       O cliente é a razão de ser da empresa e o colaborador é aquele que estará pronto para atendê-lo.

ALGUNS BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.

        Algumas metodologias podem ser adotadas como o Círculo de Controle da Qualidade que formado com colaboradores autônomos de diversas áreas e que tem como compromisso contribuir para uma mudança de comportamento, de implementação do princípio da qualidade em toda organização. Normalmente os resultados são enormes com essa prática.

        Pode também, constituir uma equipe de qualidade que por objetivo disseminar, orientar, coordenar e controlar o programa como ponto de partida, mas a tendência deverá ser o compromisso de todos e se passar a ser incorporado como estratégia competitiva.

       Isso por que toda empresa que trabalha com uma escala de produção de produtos e serviços ou tem muitos processos complexos ou não, e precisam do auxílio de uma equipe de qualidade preparada para atender às necessidades de sucesso do programa de qualidade.

       Com a utilização de ferramentas e metodologias, a equipe da qualidade poderá conhecer a realidade do programa e tomar as medidas preventivas e corretivas para garantir seu sucesso. Assim irá reduzir ao mínimo a possibilidade de erros, de falta de atendimento do cliente, de perdas e custos com a não qualidade

       Diante do exposto podemos elencar os benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade.

  • Melhoria da produtividade com a otimização dos fatores de produção empregados;
  • Envolvimento de todos os colaboradores na cultura da qualidade
  • Redução dos desperdícios na produção dos produtos ou serviços.
  • Redução dos custos operacionais;
  • Certeza de atendimento ao cliente;
  • Conquista de novos clientes no mercado em que atua.
  • Se destaca perante à concorrência do mercado;
  • Enfatiza a cultura da melhoria contínua em todos os processos;
  • Melhorias na qualidade de vida no trabalho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

          Nesse artigo fizemos uma abordam geral da implementação de um programa de qualidade total nas organizações, de toda natureza e características, sem pretender fechar o tema pois não apresentamos as ferramentas, metodologias, avanços, históricos e casos reais.

        Vamos apresentar outros artigos com maior aprofundamento na sequência de nossos trabalhos.

        Pretendemos chamar a atenção para um erro comum que é implantar um pacote, um programa a partir de uma ideia, de um exemplo de sucesso visto. Chamamos a atenção para um princípio fundamental para o sucesso de mudança organizacional que é o conhecimento por todo o quadro das diretrizes, política e objetivos, seu envolvimento e compromisso com os resultados.

        Reuniões, treinamentos, palestras são métodos que poderão ser utilizados para a disseminação da cultura, mas, o que mais sedimenta comportamento e atitudes é a oportunidade de participar no processo. Estar envolvido.

       Nas próximas publicações vamos profundar as metodologias do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Luiz Carlos Freitas

         É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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