A utilização das práticas das estratégias competitivas de marketing digital para o e-commerce oferece à empresa condições de mantê-la sempre à frente da concorrência.
O que é estratégia competitiva e suas influências nos resultados.
O tema estratégia competitiva para e-commerce será abordado de forma mais aprofundada em próximas publicações.
A estratégia competitiva tem por objetivo estabelecer regras de comportamento de como a empresa faz a opção para competir no mercado e responder às estratégias dos seus concorrentes e manter-se sustentável.
Pode-se dizer também que a estratégia competitiva busca a definição de um bom posicionamento para atuação no mercado em que atua e identificar de forma clara a concorrência, suas forças e suas ameaças e alcançar maior lucratividade e manter-se sustentável ao longo do tempo.
Então, a pergunta a ser respondida agora seria, como elaborar uma estratégia competitiva?
Então vamos a 5 passos importantes.
1 – Definição dos objetivos. Dividiu a estratégia competitiva em três áreas, que, um aprofundamento dará a orientação e os caminhos de ação da empresa. São elas: custo, diferenciação e foco.
Se o foco da gestão for no custo, a empresa deverá investir em tecnologia, produtividade, otimização dos recursos e os melhores fornecedores.
Se o foco da estratégia competitiva for a diferenciação dos produtos ou serviços no mercado, a empresa ou o produto e serviço deverá ser único e diferenciada junto aos clientes.
Por outro lado, as estratégias competitivas quando direcionadas para o foco, a empresa deverá buscar a especialização na área em que atua e atender as necessidades e expectativas dos clientes.
2 – Acompanhar a evolução do mercado. A empresa deverá manter-se alerta às inovações que surjam e influenciam no mercado em que atua. Assim, deverá acompanhar as tendências que irão influenciar o futuro e atuar para não ser surpreendida.
3 – Conheça a concorrência. Esta é uma das principais ações na definição de uma estratégia competitiva. Sua capacidade, suas forças, suas fraquezas e suas tendências como pontos fundamentais de manutenção no mercado.
4 – Concentre-se nos recursos necessários. Registre todas informações relacionadas ao mercado, aprimore os conhecimentos do setor e aplique as estratégias necessárias para manter-se ativo com diferenciação.
Assim, será necessário investimento em conhecimento, em tecnologia da informação, em formação dos colaboradores para definir e colocar em prática as suas estratégias competitivas, garantindo que elas sejam bem sucedidas.
Origem dos estudos das estratégias competitivas
Existem vários autores que abordam o tema estratégia competitiva de formas variadas e pontuais e que orientam as técnicas e estratégias na gestão de marketing e que são aplicadas no marketing digital e no ambiente do e-commerce.
Entre tais autores vamos relacionar alguns deles:
Philip Kotler. Kotler entendia que o marketing estava ligado à economia, não só aos preços, mas também à demanda que sofria influência dos canais de distribuição. E acrescentava como ponto mais avançado de sua teoria que o lucro da empresa estava ligado ao bem-estar do consumidor e da sociedade. Assim, o marketing não só deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa e sim deveria ser o centro da mesma.
Peter Drucker. Para Peter Drucker o marketing é a única função e somente essa é a função da empresa. E diz ainda que o marketing tem por objetivo tornar a venda supérflua. Realizada de forma simples. Portanto o marketing deve compreender tão bem as necessidades do cliente ou do consumidor que o produto, ou serviço, se ajusta às necessidades dos mesmos e se vende por si mesmo.
Henry Mintzberg. Os 5 Ps de Mintzberg mostram os diferentes conceitos de estratégias que as empresas podem adotar na sua gestão. Então, com base no modelo Mintzberg, as empresas podem definir estratégias mais efetivas, que condizem com a sua realidade e as suas necessidades.
Michael Porter. Deixou o clássico “Estratégia Competitiva – Técnicas para a Análise de Indústrias e da Concorrência” que atendia economistas e administradores para as tomadas de decisões empresarias. E estabeleceu um importante conceito de grande relevância para a gestão de negócios. São as chamadas 5 forças competitivas, que são as seguintes: Rivalidade entre concorrentes; Poder de barganha dos fornecedores; Poder de barganha dos compradores; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos ou serviços substitutos.
Em postagens posteriores iremos paulatinamente aprofundando esses conceitos importantes para a gestão empresarial em tempos de ampla concorrência no mundo digital.
Ao escolher um tipo de estratégia competitiva na gestão empresarial será possível alcançar os objetivos de lucratividade e crescimento e quando se trata de, no nosso caso adotar essas estratégias direcionadas para ações de e-commerce e marketing digital para tornar o negócio diferenciado no mercado em que atua.
Daí a necessidade de conhecer o produto ou serviço ofertado, bem como o cliente ou consumidor para saber qual valor eles esperam de empresa.
Algumas empresas costumam desenvolver estratégias tomando como base suas experiências anteriores de marketing e vendas e visando a obtenção de resultados em curto prazo.
Os desafios da empresa é buscar se superar com a definição dessas estratégias e incluir ações novas para diferenciar ou se fortalecer para manter-se competitiva. O e-commerce é uma realidade na vida das empresas e cresce de forma acelerada no país. Juntamente com as ferramentas do marketing digital, os conceitos de Porter colocarão a empresa à frente de seus concorrentes
Uma vez que a estratégia competitiva esteja construída, você consegue levantar uma série de diferenciais que a sua organização tem em relação à concorrência, além de detectar novas oportunidades e inibir a vinda de novos concorrentes ao mercado.
Quais são as estratégias do marketing digital associadas ao e-commerce?
Assim como as demais estratégias, quando se trata de marketing digital se relaciona aos roteiros que possibilitam alcançar os objetivos de comunicação e vendas do produto ou serviço ou da marca. Definem também os objetivos e os recursos a serem utilizados para atrair clientes, criar relacionamentos e realizar a conversão e realizar negócios. Caberá a empresa escolher a melhor, ou as melhores estratégias que impulsionem os negócios, porém é preciso ter clareza que elas podem trazer resultados diversos para o Retorno sobre o Investimento ou o ROI.
Então, vamos elencar algumas estratégias de marketing digital para promover o e-commerce com eficiência e alcançar os objetivos organizacionais.
1 – Site Profissional. Também se caracteriza como o site institucional, ou seja, é a sequência da empresa com seus valores e filosofia de portas abertas para os leads e os clientes que terão o atendimento e a segurança para comunicar-se e realizar as transações de seu interesse.
Por esse canal as ações de marketing digital serão utilizadas, ampliando o alcance das negociações e aumentando o faturamento da empresa.
2 – Marketing de Conteúdo. Utiliza-se da metodologia de produção de conteúdo ou assuntos que sejam relevantes para o público-alvo, para o nicho que a empresa pretende atender. Associada ao site institucional, essa prática permite a criação de um relacionamento estreito com os clientes em potenciais e os clientes efetivos. O site de Conteúdo será também um caminho para construção de uma estratégia de e-mails marketing e estabelecer uma relação de longo prazo.
3 – Anúncios Patrocinados. Os anúncios pagos são utilizados, normalmente com prazo determinado e para atingir determinado objetivo. As formas mais comuns de se fazer isso são através de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google Ads, e anúncios nas redes sociais, em especial através do Facebook Ads, Pinterest Ads.
4 – SEO (Search Engine Optimization). O melhor posicionamento em pesquisas do Google é o sonho de todas empresas que investem no e-commerce e marketing digital e as ferramentas de SEO que significa Otimização para Mecanismos de Busca são utilizadas para o alcance desses objetivos.
Portanto, o SEO trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.
5 – Inbound Marketing. Também chamado de marketing de atração, é a ferramenta de marketing com a concepção focada em atrair, converter e encantar clientes. O Marketing Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
6 – Redes Sociais. As redes sociais foram criadas para aproximar as pessoas, aumentar a comunicação, a influência e o diálogo, portanto, as redes sociais proporcionam um relacionamento mais estreito entre as pessoas e as empresas podem usá-las para criar um ambiente e mais proximidade entre os potenciais clientes e os efetivos.
As Mídias sociais constituem no meio de comunicação com as pessoas e para nas estratégias de e-commerce e marketing digital podem ser usadas tanto para geração de tráfego como para conversões.
Outras opções podem ser utilizadas como ferramentas do marketing digital para tornar as atividades de e-commerce das empresas e ampliar seus negócios, mas, neste trabalho nos limitaremos aos expostos acima.
Considerações finais
A definição da estratégia competitiva na gestão empresarial se faz necessária como condição para que os objetivos do planejamento estratégico sejam atendidos.
Importantes autores trouxeram para a gestão grandes contribuições para elaboração da estratégia a seguir e alcançar os objetivos do planejamento, tais como:
Philip Kotler que entendia que o marketing estava ligado à economia.
Peter Drucker que diz que o marketing é a única função e somente essa, a função da empresa.
Os 5 Ps de Mintzberg mostram os diferentes conceitos de estratégia que as empresas podem adotar na sua gestão.
Michael Porter. Deixou o clássico “Estratégia Competitiva – Técnicas para a Análise de Indústrias e da Concorrência” que atendia economistas e administradores para as tomadas de decisões.
A partir das estratégias competitivas apresentadas para a gestão empresarial, no mundo digital em que a internet define as estratégias empresariais e nesse contexto o e-commerce torna-se o alongamento da empresa do ambiente físico para o virtual e daí as ferramentas do marketing digital devem ser amplamente utilizadas como estratégia competitiva em mercado cada mais difícil para os negócios.
Ferramentas como as técnicas de SEO, o desenvolvimento de um site institucional e profissional para dar segurança e capacidade de comunicação, utilizar as mídias sociais, o marketing de conteúdos que dê sustentação e qualidade ao site são ferramentas importantes para serem utilizadas.
O planejamento é dinâmico e as estratégias devem se avaliadas com a mesma dinamicidade.
E-commerce, marketing digital, Conquistando Metas – Avançando sempre.
Luiz Carlos Freitas
É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.
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