Por quê conhecer e implementar a gestão da qualidade e produtividade em sua empresa? Grande, média ou pequena? Em seu bar, em sua pousada, em sua lanchonete, em sua padaria? Aprofundar enquanto estudante de engenharia, administração, gestão empresarial?
Neste artigo eu vou apresentar a importância da implementação da cultura da qualidade em todas as áreas de sua empresa, da busca da maior produtividade e otimização dos processos, na utilização dos recursos nas atividades de toda natureza: produção, manutenção, venda, negociação, contato com o cliente.
Em todas etapas.
E aprimorar as habilidades e competências individuais para desenvolver-se em sua carreira profissional, como gestor e construir diferencial competitivo.
Aqui você encontra o livro estruturado e de mesmo título do artigo, GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE: INTRODUÇÃO, FERRAMENTAS, METODOLOGIA, onde você irá encontrar todos conhecimentos necessários para implementação da qualidade em seus negócios e alavancar carreiras profissionais.
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E no final do artigo, estão todos os links que irão ti apresentar o livro na forma de livro físico(por demanda); e-book; e-book kindle.
Continue a leitura até o fim deste artigo
Implantar a cultura da qualidade onde todos colaboradores entendam que precisam desenvolver suas atividades incluindo valor em cada etapa do processo ou do atendimento ao cliente, não implica que todos conheçam profundamente as ferramentas da qualidade, a história da qualidade, as metodologias da qualidade, os métodos estatísticos da qualidade.
Implica necessariamente que todos entendam que atender as expectativas do cliente é impor em suas ações no cotidiano do trabalho o que ele espera quando comprar o produto ou serviço e que ele é parte nesta construção.
O cliente é único objetivo de todas ações na organização empresarial.
Mas não será considerar exagero se for criado na organização a possibilidade de leituras, consultas pelos colaboradores, de consulta de material ou livro, se for entendido que há necessidade de aprendizagem permanente na estrutura de planejamento da organização ou empresa.
Você já ouviu falar que a empresa é uma UNIVERSIDADE CORPORATIVA? Nada mais é do que você implementar em sua empresa um aprendizado permanente. Uma atualização permanente em todos aspectos: comportamental, emocional, técnico, autoconhecimento….
Somente a partir destas ações será possível implementar uma cultura da qualidade na empresa, onde a política da alta direção possa ser conhecida e praticada por toda organização, por ações autônomas de cada colaborador isolados em suas atividades diária.
Tivemos o cuidado de estruturar o livro de forma que enriqueça o conhecimento relacionado a evolução e aplicação da gestão da qualidade no tempo, bem como alinhar a preparação dos ambientes interno e externo da organização para entender e assumir compromissos com a busca permanente da qualidade, atender os clientes e manter-se competitivo, bem como a utilização das ferramentas de gestão que materializa o trabalho e fomenta os resultados esperados.
Estrutura do livro(246 páginas):
INTRODUÇÃO
1 – FUNDAMENTOS DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
2 – CONCEITOS, DIMENSÕES, FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
3- EVOLUÇÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
4 – OS PENSADORES OU GURUS DA QUALIDADE
5 METODOLOGIAS DA GESTÃO DA QUALIDADE
6 – AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
7 – AS NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
8 – IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
9 – OS REQUISITOS DA SÉRIE ISO 9000 NA GESTÃO DA QUALIDADE
10- ESTRUTURA DO MANUAL DA QUALIDADE
E QUAIS FERRAMENTAS PODEM FACILITAR A CULTURA DA QUALIDADE?
No livro abordamos todas as ferramentas testadas e aprovadas pelas grandes organizações do mundo, em épocas e culturas diferentes, tais como 5S, PDCA, Método ISHIKAWA, ou seja, metodologias que mudam o comportamento dos colaboradores e metodologias que orientam a gestão.
É consenso que o Programa 5S é uma metodologia importante para preparar os colaboradores, mudar postura, corrigir falhas de comportamento, desenvolver habilidades de organização do ambiente, de utilização dos recursos de forma adequada sem desperdício e melhorar a relação entre os grupos, áreas e departamentos.
Adequar um período para implantação do Programa 5S na organização poderá se constituir em uma estratégia importante pois estimula o envolvimento de todos com a política definida da alta gestão, pelo dono, pelos sócios.
E quais são as etapas do Programa 5S?
Vamos lá porque é tão simples de aplicar quanto como entender o objetivo central dos seus criadores, os japoneses, ou seja, adotar o bom senso em todos os momentos e ações.
O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950 e teve papel importante na indústria e seus objetivos principais são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis.
Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas.
Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local. A tradução que adotamos é uma das mais praticadas, graças ao trabalho feito pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), em empresas e escolas, a partir da década de 90.
É tradução adequada a qualquer lugar onde se vive, por não usar expressões exclusivas do meio empresarial.
Observando os métodos de gestão e o potencial das pessoas em variados ambientes, sentimos que, devidamente entendido e apresentado, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer circunstância.
Com isso, o 5S que praticamos hoje é mais humano do que quando começou a ser divulgado no Brasil, nos anos 1980. Seus princípios são semelhantes aos princípios da vida.
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém tornar hábito, costume, cultura.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
- Senso de Utilização – Seiri: Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é. Destinar cada coisa para onde possa ser útil. Comparando ao organismo humano ou de todo ser vivo, buscam o que é necessário e útil para viver.
- Senso de Ordenação – Seiton: Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa. Os organismos vivos se alimentam dos nutrientes que lhes são necessários à vida.
- Senso de Limpeza – Seisou: É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir. Os organismos vivos se livram daquilo que não são importantes à sua vida.
- Senso de Saúde – Seiketsu: Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e A cada segundo, todo os organismos se dedicam ações para manter sua integridade, sua saúde.
- Senso de Autodisciplina – Shitsuke: Autogestão, cada um se cuidando, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável. Plantas e animais se cuidam de forma natural. Nascem, crescem, se reproduzem, morrem. Não precisamos mandar uma planta praticar sua fotossíntese e nem a um gato que cuide de seu
Deemos ensinar o programa 5S exatamente porque a vida do ser humano não é assim tão natural. Temos tanta tecnologia, conhecimentos, cultura, valores, tantos recursos artificiais descobertos, aperfeiçoados ou inventados pela humanidade, que não é mais possível utilizá-los sem aprendizado e treinamento.
Muitos recursos não adiantam nada se não soubermos utilizá-los, ordená-los, limpá-los, conservá-los e, finalmente, descartá-los ou reciclá-los quando chegar a hora.
Na vida tão cheia de novidades e oportunidades, é o 5S que vai nos mostrar como melhor aproveitá-las para a Qualidade de Vida. Qualidade no ambiente da organização.
Qualidade de Vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biológico de todos seres vivos, humanos, ou plantas, ou animais, do qual fazemos parte e sem o qual não podemos viver.
É natural que não podemos em único artigo abordar todo material do livro que é enriquecido com teorias, pensadores, aplicação e modelos que podem ser selecionados de acordo com cada estratégia e objetivos pretendidos.
Então vamos deixar que em outro artigo voltemos a abordar temas relacionados com a gestão da qualidade e produtividade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conhecer o processo histórico da qualidade e como foi possível construir teorias, metodologias e aplicação que facilitam a vida das organizações é um grande diferencial para todo profissional que queira alavancar sua carreira e para os gestores que entendem a necessidade de manter-se competitivo e superar as adversidades do mercado.
E embora todas ferramentas e metodologias são de grande valia e atendem as especificidades de cada momento e necessidade no processo de gestão, apresentamos neste artigo o Programa 5S como a metodologia que possibilita a implementação de uma cultura na organização de compromisso de comportamento dos colaboradores que mantenham as atividades em constante padrão de qualidade e que atendam às expectativas dos clientes.
O Programa 5S é o programa do bom senso.
Do comportamento adequado.
De melhoria contínua.
Luiz Carlos Freitas
É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro, consultoria de gestão empresarial. Autor de artigos publicados em revistas acadêmicas e de livros de conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios. Autor do livro Gestão da Qualidade e Produtividade: Introdução, Ferramentas, Metodologia, publicado pela Editora Autografia.
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Parabéns pelo livro.
Muito obrigado pela atenção dispensada.