Neste arquivo vamos apresentar a ação do Magazine Luiza no Rio de Janeiro, colocando em ação o empreendedorismo 2021 com várias lojas físicas
UM POUCO DA EMPRESA
Fundada no interior de São Paulo e com pouco mais de 60 anos de atividade, adotando a cultura única e poderosa a partir de metas claras e as crenças de fundadores e mantidas em seu crescimento, a empresa Magazine Luiza trabalha com o propósito de “levar acesso de muitos o que é privilégio de poucos”. E assim, satisfazer os desejos de pessoas de todas as classes sociais.
Analisando o impacto que a tecnologia cada vez mais ocupa nas relações entre pessoas e organizações, a Companhia consegue manter o propósito para o negócio e para a responsabilidade social durante o ciclo da transformação digital como sua principal estratégia, pois acredita que a melhor maneira da empresa ter impacto social é promover a inclusão digital que está um processo de evolução no país.
Neste contexto, a empresa tem como missão ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que sempre pensa no bem-estar comum e tem como visão, “ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira”.
E ainda, “estar presente onde, quando e como desejar, seja em lojas físicas virtuais ou online”.
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA COMPANHIA.
A empresa experimentou nos últimos anos um processo de digitalização que provou sua completa transformação e crescimento no mercado digital. Até 2017 a empresa mantinha uma taxa estável de crescimento de 0%, quando o Sr. Fred Trajano, CEO da empresa, executou uma mudança agressiva na cultura e dando prioridade ao comércio eletrônico. Daí surgiu o Parceiro Magalu.
O Magazine Luiza ou MAGALU é uma plataforma digital de varejo multicanal que detinha 6% do mercado online brasileiro e tinha como seus maiores concorrentes a B2W, que opera com as Americanas.com, Submarino e Via Varejo, que tinha as Casas Bahia e Ponto Frio no portfólio e outras operadoras do mercado. Hoje a empresa cresce de forma extraordinária tanto em lojas físicas como no comércio eletrônico.
E nesta jornada de crescimento, decide entrar no Rio de Janeiro com um projeto de implantar 50 lojas físicas fomentando o mercado com oportunidade de empregos, produção física e arrecadação para os cofres públicos.
Os planos do Magazine Luiza para entrar no Rio de Janeiro, segundo maior mercado consumidor do país será de inaugurar 50 lojas físicas, porém já com a formalização de 23 delas no início do mês de julho em diversos pontos do Estado.
A estrutura de logística montada pela empresa conta com um grande centro de distribuição, para atender às lojas físicas e as vendas online com os novos cross dockings.
O cross docking é um sistema de distribuição que ao receber a informação de uma compra realizada em um site por um cliente, é enviada ao centro de distribuição e armazenagem que por meio de um sistema de distribuição organizado envia o produto ao mesmo.
Ao todo serão gerados em torno de 3 mil empregos em 2021 no Estado do Rio de Janeiro, o que tem grande importância devido à redução das atividades econômicas no Estado. E no contexto estratégico, a empresa acelera sua estratégia de expansão orgânica e proporciona aos clientes todos os benefícios que a tecnologia já oferece em outras regiões.
O outro objetivo importante que será alcançado é o aumento do programa Parceiro Magalu no Estado. Com ele, um grande número de pequenos varejistas analógicos poderão usar da plataforma para cadastrar seus produtos e realizar vendas online, pagamentos e utilizar-se da logística da empresa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observa-se a grande importância para o Rio de Janeiro a decisão do Magazine Luiza alavancar seus empreendimentos na região para geração de empregos, arrecadação e produção no Estado, bem como proporcionar a população desfrutar de seus projetos de atender todas as pessoas e classes, em todos lugares e do seu jeito.
A implantação das lojas físicas e as possibilidades de crescimento do mercado digital contribuirão para promover a inclusão digital para a população e contribuir com a evolução da tecnologia.
Luiz Carlos Freitas
É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.