O Marketplace nas Estratégias Digitais para Alavancar as Vendas Online.

      Neste artigo será apresentada as estratégias digitais para alavancar as vendas online de sua empresa, bem como uma relação de marketplace para análise.

       O primeiro passo é entender o que é marketing e a diferença com o e-commerce e a loja virtual que mesmo induzindo ao mesmo raciocínio, têm funcionalidades e essências diferentes em sua aplicação.

      Então vamos lá.

      O que é um e-commerce? São atividades empresariais que estão relacionadas com o comércio eletrônico, onde as transações de compras, venda e pagamentos são realizadas por meio da internet. Para mais detalhes sobre o tema,  Clique Aqui.

      O que é uma loja virtual? A loja virtual funciona como a loja física mediante um website ou uma página online que possibilita a realização do processo de negociações completo de compra, de venda, pagamento e acompanhado de entrega de produtos ou de serviços por meio da internet.  

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     Então, agora vamos entender o que é um Marketplace e quais suas funções.

    Imagine um shopping center onde é possível encontrar diversos lojistas, em andares e corredores diferentes, oferecendo os mesmos produtos ou serviços, em condições e apresentações diferentes. E todas concorrendo os interesses dos mesmos clientes que acessam aquele ambiente pelos corredores e praça de alimentação.  Não é preciso muita análise para entender os desafios que são impostos aos lojistas. As definições das estratégias são desafiadoras e os resultados esperados oscilantes.

      Assim, caberá cada empresa ou loja se atentar para os detalhes do atendimento, da arrumação dos produtos, diferenciação, da conquista dos clientes como estratégia competitiva.

      O Marketplace tem a mesma conotação, com a diferença de que o ambiente é uma plataforma digital que possibilita a utilização do espaço, organizar os produtos ou serviços, apresentar as condições e conquistar o cliente, concorrendo com outras empresas ou lojas de forma semelhante, porém, usando o espaço na internet.

      Os produtos ou serviços são disponibilizados para os clientes que sabem o que procuram, por que procuram e quando vão decidir pela realização da compra. E, se os clientes têm muitas opções à sua disposição, caberá à empresa fazer a escolha correta da plataforma para seus negócios e as melhores estratégias de sua utilização para superar a concorrência.

      Portanto, vamos encontrar plataformas digitais com a marca de uma empresa trabalhando com parceiros que se dispõem a usar seu espaço para realizar suas transações. O cliente acessa a plataforma do Magazine Luiza, das Lojas Americanas e compra produtos de outra empresa com razão social e CNPJ diferente. Assim, acessa plataformas digitais que têm como função a prática do marketing e a publicidade de empresas parceiras ou marcas que utilizam-se de seu espaço mediante contratos, com remuneração de percentuais por vendas ou outra modalidade acordada entre as partes.

    No Brasil, o marketplace tem aproximadamente 10 anos de prática. Ainda recipiente, mas em grande crescimento e impulsionado com as necessidades de adaptações das empresas e pessoas físicas nesse período de pandemia, com a restrição das atividades econômicas, como condição de superar as limitações das atividades produtivas.

    Com as ferramentas do marketing digital no e-commerce, a empresa trabalha em campanhas ou produtos para alcançar o cliente em potencial. Nas plataformas de marketplace a empresa poderá disponibilizar produtos diferentes no mesmo ambiente, organizados de forma atraente no mesmo local. E amplia a loja física em sua plenitude, observando as características de vendas na internet. Cada vez mais, o consumidor brasileiro ganha confiança e aprendizado para realizar suas online, e verifica-se um crescimento de no  “Primeiro trimestre de 2021: vendas no e-commerce têm alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020”. Saiba mais.

      Vê-se que para os clientes, esse shopping virtual torna-se um ambiente prático para realização de suas compras, pois no mesmo espaço virtual terá acesso a fornecedores diferentes ofertando os produtos e serviços que procuram.  

     Pelo lado da empresa vendedora a utilização de espaço nesse shopping virtual aumenta a oportunidade de demonstração de seus produtos e serviços que negociam, com menores gastos com publicidade e aumenta a escala de venda e a lucratividade.

      Um exemplo desse tipo de SHOPPING VIRTUAL, dotado de marcas fortes, produtos e condições variadas, pode ser se encontrado clicando Aqui.

      Se você leu até aqui, tem um negócio que pretende acelerar, poderá estar perguntando onde estão os marketplace. Como usar deste caminho para alavancar os negócios.

    Então vamos a alguns exemplos. 

Alguns exemplos de marketplace disponíveis no mercado.

       O primeiro passo para escolher e utilizar o marketplace é ter clara a natureza dos seus negócios, do público a atingir, dos produtos ou serviços a divulgarem. Somente a partir daí será possível escolher o melhor marketplace, atender às exigências, cadastrar e utilizar a estrutura de formas mais adequada aos objetivos do negócio.

      Após esse breve relato, vamos relacionar alguns marketplace disponíveis no mercado.

      1 – Lojas Americanas. Mais conhecidas como tal, mas, incorpora um grupo composto das marcas Submarino, Shoptime e Americanas.com. Divulgar os produtos nesta rede é contar coma credibilidade marca, custos baixíssimos, plataforma interativa e grande alcance. Para se cadastrar clique Aqui.

     2 – O Magazine Luíza. Se tornou uma empresa nacional nos últimos anos e expandiu seus negócios abrindo oportunidade de parcerias com outros lojistas, de porte variado, para divulgarem em seu marketplace, conhecido como o App Magalu. Ganhando visibilidade aos mesmos e possibilitando a expansão de seus negócios. Para se cadastrar, clique Aqui.

      3 – A Amazon. Um dos maiores varejista do mundo, a Amazon se destacou como o primeiro e-commerce lançado na internet. Atuando com diversidade de produtos oferecidos em parceria com diversas marcas e produtos se coloca como referência de marketplace de sucesso internacional. Para se cadastrar, clique Aqui.

     4 –  Buscapé. . É um marketplace, oriundo de uma startup brasileira que começou com 4 amigos que tinham dificuldade em encontrar os produtos que procuravam na internet. Possibilita a expansão dos negócios de varejistas a divulgar seus produtos em sua plataforma para crescimento de suas carteiras. Para se cadastrar, clique Aqui. 

     5– Netshoes. Grande nome no mercado de artigos esportivos, é o marketplace ideal para varejistas que atuam nesse segmento. Também oriunda de startup brasileira e, a abertura de capital realizada na bolsa de Nova York se tornou um marco para as startups brasileiras. Para se cadastrar,           clique Aqui.

     6 – Mercado Livre. É um marketplace popular no território brasileiro, possibilita pessoas físicas e jurídicas anunciarem seus produtos na plataforma e realizar suas operações de venda. Para se cadastrar, clique Aqui.

      A partir da escolha da plataforma adequada aos seus negócios, chega o momento de pensar o marketplace com o mesmo zelo da loja física. Cuidar de cada detalhe, entre eles os que estão listados a seguir.

     Então, vamos lá. .

– Cuidar da apresentação dos produtos na página de forma clara, precisa e confiável.

–  Cuide das imagens ou fotos que possibilite as informações ao cliente.

– Estruturar os produtos que sejam responsivos para as diversas mídias.

– Pense no seu nicho e conecte com ele de forma objetiva e convincente.

– Prepare a logística para atender o prazo de entrega mantendo a qualidade do produto.

– Estimule o feedback dos clientes na página e acompanhe.

– Fique a atento aos concorrentes e amplie o campo de atuação.

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Considerações finais

     O Marketplace surge como uma grande fonte para o surgimento de novos negócios ou ampliação dos existentes com a utilização de plataformas digitais que possibilitam a divulgação e negociação de seus produtos ou serviços com baixo ou nulo investimento inicial e baixo custo de movimentação.

     Caberá a empresa ou pessoa física encontrar o ambiente que esteja de acordo com os objetivos de seus negócios, fazer o cadastro e adequar à estrutura para iniciar as transações.

     Importante preparar uma estrutura amigável ara o cliente, contendo as informações necessárias e condições para fechamento da compra e o acompanhamento até a entrega. Fica implícito a preparação da logística para que o produto chegue no menor prazo e nas condições saudáveis do produto.

      Não perca a oportunidade de ampliar seu negócio, aumentar as vendas e a lucratividade da empresa ou pessoal.

 

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Luiz Carlos Freitas

    É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.

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