Neste artigo apresentamos discussões sobre qual a melhor alternativa para investi o dinheiro: renda fixa ou variável, fundos ou ações.
As dúvidas em relação a aplicação ou investimento é comum em todas pessoas. O que leva uma pessoa a pensar em fazer uma poupança, em sua linguagem mais popular, ocorre quando ou há sobra em suas rendas, ou para realizar uma compra de um bem móvel ou imóvel no futuro, fazer uma viagem dos sonhos, realizar um plano de segurança na velhice, etc. Porém, quando chega o momento da escolha da alternativa para investi é normal as pessoas recorrerem a diversas fontes de consulta como o gerente do seu banco, sites de orientação sobre investimento, colegas que têm maior vivência no ramo.
E dependendo do que dispõe para investir vão surgir tantas opções de escolha, mas o que a pessoa procura é obter rentabilidade e de forma segura, especialmente quando falta conhecimento para a tomada de decisão. Daí surgem as alternativas de investimento que se situa em dois grandes grupos: de um lado aquelas que oferecem maior rentabilidade, mas, com um grau maior de risco e de outro lado, aquelas com menor rentabilidade de retorno, porém, com menor risco.
A escolha de uma alternativa nesses dois grupos vai depender das características do investidor que se baseiam em três estilos.
- Estilo conservador. Esse o investidor prioriza os rendimentos que oferecem maior segurança, mesmo que ofereçam menores rendimentos. Entre os tipos de investimentos conservadores, destacam-se os Fundos de Renda Fixa; Tesouro Direto; CDB; LCI – Letra de Crédito Imobiliário; LCA – Letra de Câmbio de Agronegócios;
- Estilo moderado. Este investidor busca investimento de segurança, mas tem certa abertura para investimentos com algum risco. Nesse caso, ele é mais suscetível a variação em seus investimentos. Alguns exemplos de investimentos moderados são os que seguem: Fundos de Multimercados; Debêntures; Fundos de Ações; Fundos Imobiliários e Letras Financeiras.
- Estilo agressivo. Este investidor não tem receio ao risco. Prioriza o maior rendimento mesmo que isso implique em maiores riscos. Os investimentos agressivos mais conhecidos do mercado são operações na bolsa com derivativos; ações e fundos de investimentos mais agressivos.
O brasileiro de meia idade acostumou com a antiga poupança que garantia um ganho real de 6% ao ano de juros e seu volume de depósitos financiava programas importantes no país, tal qual o de habitação. Hoje a poupança deixou de ser uma carteira interessante devido às mudanças nas regras e que levaram os investidores a perda de dinheiro nesta aplicação.
Neste contexto, pode observar também que as carteiras de investimentos do grupo dos investidores moderados, não exige preocupações com sua aplicação porque seus rendimentos estão atrelados a determinados indicadores e política da instituição, mas, os resultados podem ser estimados na maioria dos casos a partir de poucas reflexões.
Quando se trata dos investidores do grupo agressivos, entram em cena todas variáveis exógenas que influenciam o investimento escolhido e daí a necessidade de conhecimentos sobre o mercado em que atua. O mercado de ações por exemplo, é sempre de uma grande incerteza para os investidores e deixaremos na sequência desse artigo algumas opções para aquisição de conhecimento sobre esse segmento. Nesse mercado é possível ter grandes ganhos, mas a contrapartida não está distante dos resultados destes investimentos.
É natural a necessidade de conhecimento por parte do investidor para fazer a escolha da melhor alternativa. Em uma próxima publicação pretendemos detalhar as mais diversas áreas disponíveis de investimento que podem ser utilizadas para a realização de seus projetos.
No momento o objetivo é apresentar opções de educação orçamentária e financeira que são importantes tanto para aqueles que dispõem de recursos para investir, como para aqueles que precisam reorganizar seu orçamento pessoal para consegui no futuro realizar alguma aquisição, um sonho que lhes sejam importantes. Neste contexto, vamos disponibilizar nos tópicos a seguir, alguns links que discutem e apresentam possibilidades de acesso às informações e conhecimentos que proporcionem autonomia de escolha e de tomada de decisão no momento em que se pretende fazer investimentos durante toda a vida e para os diferentes fins.
A educação financeira e orçamentária pessoal é uma das grandes necessidades do brasileiro pois os currículos escolares em todos os níveis não contemplam esta necessidade.
Então vamos relacionar três materiais que podem auxiliar nesse sentido. Acesse os links e confira.
Por incrível que pareça nesse curso ensinamos tudo que uma pessoa precisa saber para fazer dinheiro no mercado de opções binarias e nós temos uma uma sala de sinais de opções binarias que realmente funciona.
2 – O poder dos investimentos em ações.
Esse curso online ensina como investir corretamente em ações, ou seja, como analisar uma empresa para tomada de decisão de fazer o investimento em suas ações.
Nosso projeto busca realizar junto com você os maiores desafios do mercado financeiro de modo firme e consistente.
A Consultoria Trader Implacável é uma das poucas, quiçá a única, Sala de Sinais SEM MARTINGALE que cumpre a Obrigação de não omissão de Resultado dentro do Mercado de Opções Binárias.
Considerações finais
Antes de aprender a fazer uma boa escolha de investimento é realizar uma boa gestão do seu orçamento porque mesmo que tenha folga na receita para fazer investimento, pode ocorrer de perdas de recursos pelo mal uso dos recursos recebidos.
Assim, torna-se importante conhecer alguns conceitos e interferência de variáveis em nossa vida econômico financeira para evitar perdas. A partir daí ao obter uma folga no orçamento as possibilidades de novas conquistas surgem e chega o momento de fazer investimentos e escolher a melhor alternativa: renda fixa, fundos de curto e longo prazos, ações.
Nesse momento a educação financeira ocupa o seu espaço.
Aproveita as oportunidades listadas acima e comece a ajustar seus projetos.
Luiz Carlos Freitas
É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.
LINKS DE CONSULTA
Investimentos para Iniciantes: um guia com estratégias para quem quer começar https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/investimento-para-iniciantes/
Como fazer investimentos inteligentes – 7 dicas imperdíveis
https://riconnect.rico.com.vc/blog/investimentos-inteligentes
Por que as pessoas têm medo de investir?
https://www.moneytimes.com.br/por-que-as-pessoas-tem-medo-de-investir/