Neste post vamos apresentar o tema, vendas online, é uma realidade possível a todos a partir de uma estrutura digital profissional.
Com certeza você já ouviu falar das possibilidades de vendas online ou vendas pela internet mas, pode ainda não ter se convencido de que esta realidade está mais próxima do que se imagina.
As empresas que utilizaram dos meios comunicação como TV, rádio e outras formas para alcançar seu público-alvo ao longo do tempo perceberam que ao utilizarem das técnicas de alcance dos instrumentos do Marketing Digital trazem o cliente em potencial para próximo de seu negócio de forma mais eficaz. E esse cliente em muitas das vezes poderá ter sido você ao acessar diretamente o site da empresa quando houve interesse pelo produto ou serviço ou por receber em seu e-mail ou nas redes sociais anúncios destes produtos. Aqui surge um primeiro sinal da presença das técnicas de vendas aplicadas com os recursos da tecnologia da informação e comunicação instrumentalizados na internet.
Podemos ver também que do mesmo modo que se estrutura a empresa física, estrutura-se também e com características específicas, os negócios para serem realizados na modalidade online. A combinação da estrutura física e virtual leva a empresa ao crescimento e configura-se no B2C – Business to Consumer que agrega a empresa no grupo das empresas de sucesso.
Parte desta estrutura é composta a partir da definição do público-alvo, da colocação do produto, da política de relacionamento e para isso precisará de um site profissional e da definição de estratégias de conquista do mercado, de bons sistemas de divulgação e uma logística adequada para obter o sucesso esperado. Assunto que será aprofundado em outro momento.
Neste post pretendemos abordar o nicho do mercado de vendas online realizado por pessoas de todas idades e formação alavancando os negócios pelo mundo criado pela nova modalidade de empreendedores digitais em substituição à redução dos postos de trabalho.
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O que há de comum entre o negócio online de empresa e pessoas físicas é ter como objetivo final vender um produto físico ou serviço, um produto digital e para que isso ocorra haverá a necessidade de definir a estratégia mais adequada, ou seja, pode ser de contatos realizados, de cliques recebidas, de curtidas, de comentários realizados, entre outras. Esta estratégia para ser bem-sucedida dependerá da escolha da plataforma, dos produtos que atendam o nicho do mercado escolhido e adotar o meio de comunicação e conteúdo que chegará ao cliente em potencial. Por quê? Por que ele existe e basta que sua estratégia o alcance. Ele está disponível para receber descoberto por sua estratégia. Então, nesse momento começa a escolha dos meios para atingir esses clientes: pela produção de conteúdo no seu site; pelas redes sociais tais como Facebook, Instagran, Whatzap; pelo Google Ads; de blogs, Facebook Ads.
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Calma, mesmo que não soubesse nada sobre esse assunto, um bom treinamento, com pouco investimento coloca isso dentro da realidade de qualquer pessoa, no horário escolhido com o material em mãos, bastando ter espírito empreendedor e realizar simultaneamente as atividades para montar a estrutura de trabalho. Por todos os lados vemos pessoas vendendo produtos criados por elas mesmas ou representando lojas e muitas das vezes sem uma estratégia bem definida e ainda, sem conhecer outras oportunidades mais consolidadas para alavancar seu negócio. Elas deverão ser as primeiras referências para o entendimento nas possibilidades do negócio.
Podemos também observar as manifestações de interesses de compras em nossas redes sociais mediante manifestação de interesse daqueles que partilham dos comentários e postagens nas redes que é um bom campo de observação para estruturar o negócio. Outro aspecto importante é a confiabilidade que as pessoas desenvolveram para realizar negócios pela internet.
A definição do nicho de mercado para o produto que será colocado é fundamental para o sucesso no negócio. Os clientes existem, tem localidade e perfil e precisam ser identificados, ou seja, se vamos divulgar produtos de uma plataforma digital, precisamos saber se nossa estrutura vai atender aquele perfil de cliente. A partir daí podemos escolher o meio de como chegar até ele e qual o conteúdo ou mensagem que irá atrair sua atenção e realizar a conversão. Como exemplo, podemos inferir que não haverá resultado se falamos em produtos de pele com um conteúdo sobre técnicas de esporte. É preciso ser claro em relação aos benefícios do produto ou serviço para a pessoa.
Bem, se você está lendo até aqui é porque o conteúdo de vendas online lhe faz sentido. Então é preciso que acredite e faça acontecer porque o momento de se lançar em projetos consistentes é no tempo zero e não amanhã.
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Outra questão que pode assustar é quando falamos em conteúdo adequado ao interesse do público-alvo, do produto em questão. Um rápido brainstorming poder levar você a descobrir quais são as questões a serem respondidas para atrair a atenção do cliente potencial e assim a produção do conteúdo dará sentido àquelas palavras-chaves que foram produzidas naquela tempestade de ideias adotada ou jogo de palavras.
O conteúdo poderá ser em vídeo, em texto, em imagem, dependendo do meio que você escolher para divulgar, mas, o importante é que ele faça coerência com o objeto que se queira divulgar e chegue no momento certo.
Até aqui você pode observar que o objetivo foi descobrir o cliente, escolher o produto ideal e no treinamento serão apresentadas as plataformas e suas características de produtos a serem colocados à disposição para divulgação e obter os resultados desejados, porém, chega o momento de criar uma aproximação com os clientes ou com os potenciais clientes formando um cadastro para manter-se alinhados com o negócio.
Qualquer negócio seja de pessoa física ou jurídica para sobreviver depende da obtenção de lucros e isso ocorrerá a partir das vendas. Vender é o objetivo de qualquer negócio, pode ser um produto ou um serviço. Porém, grande parte dos clientes, antes mesmo de materializar uma compra ele a formaliza em sua mente em períodos que antecedem o evento, seja por necessidade ou por criar novas expectativas de consumo ou de vida. E quando falamos na produção de conteúdo coerente com o que se divulga, da extração do palavras-chaves do brainstorming que estimulam a continuidade de contatos, estamos falando que essas linhas de ação poderão levar a realização da venda que é o objetivo dos negócios online.
Portanto alinhamos alguns aspectos que são necessários ao planejamento de um negócio online, para vendas online utilizando-se de plataformas digitais ou montar uma estrutura para divulgar produtos desenvolvidos por pessoas de todas as idades e perfis passam pelo desenvolvimento de um site profissional, da definição de uma estratégia de marketing digital, e uma plano de ação marcado por uma estrutura clara e objetiva. Existem muitos caminhos para alcançar esse objetivo, mas dada sua complexidade, embora sem grandes dificuldades, com uma boa assessoria tudo fica mais simples. Por isso que convido você a acompanhar o vídeo no link do início desse post até o fim e,
Tenha muito sucesso em sua jornada.
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Luiz Carlos de Freitas
É Economista e Administrador, professor universitário com atuação no mercado financeiro. Autor de artigos e conteúdos didáticos para EAD no segmento de gestão e negócios.
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